• Edição 160
  • 12 de fevereiro de 2009

Cidade Universitária

Acesso ao estacionamento na Praia Vermelha terá controle eletrônico



Marcio Castilho - AgN/PV

A utilização do estacionamento do campus da UFRJ na Praia Vermelha passará por mudanças a partir do início do ano letivo. A Prefeitura Universitária está implantando o sistema Kapta, que fará o controle de acesso através da identificação digital das placas dos veículos. O cadastramento dos servidores – técnico-administrativos e docentes – começará na próxima semana com o envio dos formulários às unidades da Praia Vermelha.  Já os alunos poderão se cadastrar ao longo do mês de março. A previsão da Prefeitura Universitária é implantar o novo sistema de gerenciamento eletrônico até o final de março ou início de abril.

Segundo Ênio Kaippert, da Prefeitura Universitária, a tecnologia visa melhorar o acesso dos usuários ao campus, uma demanda antiga de todos que circulam na Praia Vermelha. “O sistema cria dificuldades para quem não tem permissão, excluindo usuários indevidos e otimizando esse espaço para quem realmente tem direito a sua utilização”, explicou Kaippert.

O novo gerenciamento de veículos surge num momento oportuno, tendo em vista a redução de 61 vagas situadas no entorno do Palácio Universitário por determinação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Esse número representa 15% das 350 vagas disponíveis no campus. Este ano deverão ser, portanto, 290 vagas para uma demanda em torno de dois mil veículos, apesar da grande rotatividade de carros ao longo do dia. A Prefeitura Universitária mantém um cadastro de cerca de 1,2 mil alunos e 700 servidores na Praia Vermelha.

Com as mudanças, os servidores que vierem de carro terão que obrigatoriamente entrar pelo acesso situado na Avenida Pasteur, onde estarão armazenadas as informações sobre a placa do automóvel. Já os alunos só permanecerão tendo acesso ao campus pela Avenida Venceslau Braz.

Extinção dos selos  

A identificação digital das placas reduz as possibilidades de fraude e garante maior poder de fiscalização se comparada aos selos que estavam sendo usados como sistema de acesso até o ano passado. A Prefeitura Universitária vinha recebendo informações sobre a utilização de adesivos falsificados de pessoas sem relação com o meio acadêmico. No novo sistema, o acesso do veículo será autorizado automaticamente após a leitura digital, feita por câmeras de monitoramento, das placas cadastradas.

O Kapta foi desenvolvido pelo Instituto de Matemática da UFRJ para auxiliar o programa de segurança na Cidade Universitária. Ele verifica o cadastro dos veículos com o suporte do banco de dados do Núcleo de Computação Eletrônica (NCE/UFRJ). A sua utilização na Praia Vermelha segue a mesma finalidade, com algumas adaptações em razão das características do campus. Segundo a Prefeitura Universitária, os vigilantes que ficam nas guaritas de acesso também receberão treinamento para utilização do equipamento.