• Edição 163
  • 12 de março de 2009

Agenda

13 de março

Aula inaugural do CCS

O Centro de Ciências da Saúde (CCS) promove recepção oficial dos calouros dia 13 de março, às 13h, no Anexo do Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), Cidade Universitária. Estará presente na solenidade o Decano Almir Fraga Valladares e demais autoridades acadêmicas.

 


Até 23 de março

Inscrição de trabalhos na 61ª Reunião Anual da SBPC

Estão abertas, até o dia 23 de março, as inscrições de resumos de trabalhos científicos para apresentação na 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento, que acontece em Manaus, de 12 a 17 de julho, tem como tema “Amazônia: Ciência e Cultura”.

A reunião conta com conferências, mesas-redondas, simpósios e minicursos, que serão organizados em torno de 17 núcleos temáticos. Para a sessão de pôsteres estão previstos cerca de três mil trabalhos. Serão anunciados, ainda, os vencedores do Prêmio José Reis e do Concurso Cientistas de Amanhã.

Informações adicionais no site http://www.sbpcnet.org.br/manaus/.


23 de março

Instituto de Biologia comemora 40 anos

No próximo dia 23 de março, em comemoração aos 40 anos do Instituto de Biologia (IB) da UFRJ, a Orquestra Sinfônica da UFRJ realiza às 18h um concerto de gala no Auditório do Centro de Tecnologia (CT/UFRJ). O evento conta com a presença do reitor Aloísio Teixeira, da vice-reitora Sylvia da Silveira de Mello Vargas, de convidados de institutos ligados à área de ciências biológicas, além de alunos, professores e técnicos do IB.

O Centro de Tecnologia da UFRJ fica na Avenida Athos da Silveira Ramos, 149, Cidade Universitária.


25 a 27 de março

I Congresso Brasileiro de Medicina baseada em evidências e o direito à saúde

De 25 a 27 de março, acontece em Brasília o “I Congresso Brasileiro de Medicina baseada em evidências e o direito à saúde”. O evento tem o intuito de estimular o debate acerca da saúde, englobando tanto o saber científico quanto o jurídico em busca do uso racional das novas tecnologias em saúde.

As inscrições são gratuitas até o dia 20 de março no site http://www.centrocochranedobrasil.org.br/congresso/index.php. O congresso tem como público-alvo profissionais de saúde e Direito e ocorre no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (no Eixo Monumental, Praça do Buriti, Lote 2 – Brasília – DF).


26, 27 e 28 de março

II Simpósio Espírito-santense de Cancerologia

Nos dias 26, 27 e 28 de março, ocorrerá na cidade de Vitória – ES o II Simpósio Espírito-santense de Cancerologia e a I Jornada de Farmácia, Nutrição e Enfermagem em Oncologia. Serão discutidos avanços no diagnóstico e no tratamento do câncer, genética molecular do câncer, como incrementar a prevenção do câncer, fatores de risco ou de prevenção com nutrição, entre outros assuntos. Para mais informações acesse o site www.sbcancer.org.br ou ligue para o telefone (27) 9952-2778.


28 de março

II Curso de Suplementação Nutricional

No dia 28 de março, o GANEP Nutrição Humana promove a segunda edição do curso “Suplementação Nutricional: quando e como prescrever”. Entre os temas abordados estão alimentação e qualidade de vida, uso de ômega-3, fibras e suplementação na atividade física. Um dos objetivos do curso é a capacitação de médicos e nutricionistas para identificar deficiências nutricionais nos pacientes e orientá-los quanto à forma de recuperar nutrientes, melhorando a alimentação.

O evento acontece das 9 às 17h, no Hotel Mercure, localizado na Rua Maestro Cardim, 407, Paraíso, em São Paulo. O número de vagas é limitado.  Mais informações pelo telefone (11) 3284-6318 ou pelo site http://www.ganep.com.br/cursos/cursos_outros/?cid=1&curso=30.