• Edição 166
  • 02 de abril de 2009

Agenda

Abertas inscrições para o VII Curso de Atualização de Condutas em Quadros Emergenciais

 

Já estão abertas as inscrições para o VII Curso de Atualização de Condutas em Quadros Emergenciais organizado pela Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (SMCRJ). Coordenado pelos médicos Octavio Fernandes, Ernesto Rymer e Max Fakoury, o curso tem por objetivo a capacitação de profissionais e estudantes da área da saúde. As aulas têm início no dia 18 de abril e acontecem aos sábados a partir das 9h. Sócios da SMCRJ têm participação gratuita e residentes e acadêmicos, descontos especiais. Para mais informações acesse www.smcrj.org.br  ou ligue para (21) 2507-3353.


8 de abril

Cerimônia de Comemoração de 31 anos do Hospital Universitário

No próximo dia 8 de abril, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) completa 31 anos de fundação. As solenidades de comemoração incluem uma palestra com o professor Stevens Rehen, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/UFRJ), sobre utilização de células-tronco embrionárias na pesquisa clínica, e o lançamento do livro Evocações, do professor emérito Clementino Fraga Filho. A solenidade de abertura começa às 9h e o encerramento está marcado para as 14h.


Até 26 de março

Exposição: Dengue e Saúde do Coração

A Casa da Ciência da UFRJ abre as portas para as exposições “Vias do Coração” e “Dengue”. Ambas fazem parte do projeto Ciência Móvel, que também inclui palestras, oficinas para crianças e teatro em cordel. A exposição vai até o dia 26 de abril.

A palestra “Alimentação: Cuidando das Vias do Coração —,- o papel da alimentação no tratamento e manutenção da saúde do coração e da qualidade de vida” será realizada nos dias 7, 9, 14 e 16 de abril (das 18h30 às 19h30) e dia 25 de abril (das 10h30 às  11h30), e conta com a participação do Dr. Marcelo Barros (Instituto Nacional de Cardiologia). O cordel “Oswaldo Cruz, entre a febre e o mosquito” acontece nos dias 4, 11, 18 e 24 de abril, às 17 horas.

A visitação à Casa da Ciência é de terça a sexta-feira, das 9 às 20 horas. O endereço é rua Lauro Muller, 3 – Botafogo. Para obter mais informações e confirmar a participação é preciso ligar para (21) 2542-7494.


Até 30 de abril

Enfermagem Clínica

As inscrições para o XXXVI Curso de Extensão na Área de Enfermagem Clínica e Cirurgia foram prorrogadas até 30 de abril. Podem participar técnicos e auxiliares de enfermagem com registro no COREN ou franquia provisória, além de enfermeiros com duplo registro na mesma instituição.

O curso começa no dia 11 de maio. Os interessados devem entrar em contato com a Divisão de Recursos Humanos, na sala 1042, 1º andar, entre 8h e 15h, de segunda a sexta, ou pelos telefones 2562-2228/2370.


Até 8 de maio

Tratamento da Dor

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão em Tratamento da Dor, organizado pela Clínica de Dor e Cuidados Paliativos (HUCFF/UFRJ). As vagas são limitadas e as inscrições vão até o dia 8 de maio. O curso começa também em maio e dura um ano.

Mais informações pelos telefones 2562-2713 e 2562-2613 ou através do e-mail: dor@hucff.ufrj.br.

 

Programa de Oncobiologia faz novo credenciamento

Até o dia 8 de maio, estarão abertas as inscrições para o credenciamento de novos pesquisadores e/ou recredenciamento dos antigos grupos de pesquisa em câncer interessados em participar do Programa Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão na Biologia do Câncer (Programa de Oncobiologia), pelos próximos dois anos.

Criado na UFRJ há sete anos, o programa visa promover a interação entre grupos de pesquisas em câncer sediados no Rio de Janeiro, aproximar a pesquisa básica e a sua transposição para a utilização na clínica e auxiliar financeiramente pesquisadores oriundos de diferentes instituições. Para se inscrever, os interessados devem entregar a documentação necessária em três vias impressas e um CD gravado, na Secretaria do Instituto de Bioquímica Médica, bloco B do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, de segunda a sexta, das 10 às 16 horas. As temáticas e os currículos dos candidatos serão analisados por uma comissão Ad hoc.

Veja o edital completo no site.