• Edição 168
  • 16 de abril de 2009

Microscópio

Maternidade-Escola discute desafios para a enfermagem

Beatriz da Cruz

“Tecnologias para Cuidar: Desafios para a Enfermagem Obstétrica e Neonatal” é o tema da I Jornada Científica de Enfermagem Obstétrica e Neonatal e da VI Semana de Enfermagem da Maternidade-Escola da UFRJ. O evento, que visa discutir os desafios que o avanço das tecnologias de saúde traz para a enfermagem, é promovido pela Coordenação de Ensino e Pesquisa e pela Chefia do Serviço de Enfermagem da Maternidade-Escola da UFRJ.

De acordo com a enfermeira Laura Johanson da Silva, o desafio é não supervalorizar a máquina a ponto de não valorizar o humano e saber equilibrar os dois aspectos ao mesmo tempo. Da Coordenação de Ensino, Pesquisa e Extensão de Enfermagem da Maternidade-Escola, ela acredita que cada vez mais se acompanha o desenvolvimento de equipamentos que facilitam a vida do profissional de saúde no cuidado, opinando que “ao mesmo tempo (os equipamentos) não podem se tornar uma barreira para o contato humano necessário à relação do cuidado”.

Em uma situação de parto e puerpério ou ainda de UTI neonatal, é de grande importância que se alie o uso das tecnologias de ponta com a valorização do contato humano. Para isso, o profissional deve procurar saber qual a melhor maneira de usar a tecnologia para tratar o paciente. Segundo Laura, essa questão já fomenta muitas pesquisas tanto no âmbito nacional quanto no internacional. Entretanto, internamente, ainda há a necessidade de promover o início desse tipo de debate e pesquisa. “Eu acho que o evento vai ajudar nesse sentido, pois já temos um grupo de enfermeiros interessados nesse tema e em começar a pesquisá-lo”, relata.

Semana de Enfermagem e Jornada Científica

A Semana de Enfermagem está na sexta edição, caracterizando-se por ser um evento muito mais comemorativo, no qual há a apresentação de trabalhos. Porém, ano passado houve uma inovação para integrar também acadêmicos, professores e profissionais de outras instituições. “Essa é uma forma de promover discussão e intercâmbio entre as instituições. Foi com esse desejo que, além da Semana de Enfermagem, que é comemorativa interna, teremos este ano, a I Jornada de Enfermagem Obstétrica e Neonatal”, explica Johanson.

Cursos e eventos serão reservados para um único dia, enquanto nos outros dois haverá a jornada científica, que será composta inicialmente de um pré-curso com foco no consumo de pesquisa nos sites de bancos de dados. Bireme Lilacs e Medline são bancos de dados em que os pesquisadores se informam sobre pesquisas. Porém, muitas vezes há entraves para a utilização devido à falta de conhecimento das ferramentas disponíveis na internet.

— Após este curso, na quinta e na sexta teremos a conferência da sessão de abertura, algumas outras conferências, mesas-redondas, palestras e apresentações de trabalho em forma de pôster dialogado. Todas essas modalidades de apresentação convergem para o grande tema central da semana e do evento — diz Laura.

A enfermeira conta ainda que haverá premiação para o melhor trabalho apresentado em formato de pôster dialogado, cujo autor ganhará uma bolsa integral em um curso de capacitação para uso de cateter central de inserção periférica (PICC na sigla em inglês), tecnologia muito utilizada em UTIs neonatais. A avaliação dos trabalhos, que devem atender às exigências estabelecidas no site do evento(www.ufrj.br/me/normas_cientificas.php), será feita pela coordenação da comissão de temas. O curso também será promovido na maternidade, nos dias 23 e 24 de maio, em parceria com a Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras.

O evento acontece de 6 a 8 de maio no Auditório Nobre da Maternidade-Escola da UFRJ — Rua das Laranjeiras, 180, Laranjeiras.

Mais informações pelos telefones 2556-9368 e 2556-9747 ou no site www.ufrj.br/me.