• Edição 170
  • 07 de maio de 2009

Cidade Universitária

Divisão de Segurança intensifica o combate à violência

Thiago Etchatz

Diante da violência generalizada que aflige todo o Rio de Janeiro, a Cidade Universitária não tem sido exceção. Nas últimas semanas, duas ocorrências abalaram a comunidade acadêmica. No dia 16 de abril, um homem invadiu o Centro de Ciências da Saúde (CCS) e assaltou estudantes e professores do curso de Nutrição. Já na terça-feira, 5 de maio, o ônibus da linha metrô Shopping Nova América – Ilha do Fundão – Shopping Nova América foi assaltado na Avenida Bento Ribeiro Dantas, ocasionando o assassinato do trocador.

Para garantir a segurança das 65 mil pessoas que circulam diariamente pela Cidade Universitária, a UFRJ investiu nos últimos anos R$ 25 milhões. “Temos a clareza que não somos imunes aos delitos que acontecem no restante da cidade, nossa localização geográfica é intimamente ligada ao continente”, afirmou o prefeito da Cidade Universitária, Hélio Mattos.

Boa parte desse investimento foi aplicado na Divisão de Segurança (DISEG), que possui um efetivo de aproximadamente 70 servidores técnico-administrativos que exercem a função de vigilantes federais. Mattos informou que “a Divisão de Segurança tem um sistema ostensivo de ronda do campus com seis viaturas entre as 6h e 23h. Temos intensificado uma ronda específica no entorno do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), do Instituto de Puericultura e Pediatria Matargão Gesteira (IPPMG) e do CCS”.

– Dentre os investimentos, destacamos a reforma no prédio da Divisão de Segurança (DISEG) e a aquisição de seis novas viaturas, além da implantação do sistema de comunicação via rádio e de 16 câmeras de alta resolução localizadas em pontos estratégicos do campus. Outros investimentos importantes que ajudam a aumentar a sensação de segurança foram feitos na iluminação pública e na manutenção do campus, em especial os relativos à poda e capina das áreas verdes – reiterou o prefeito sobre a verba investida.

Esses investimentos já mostram resultado. No último sábado, dia 2 de maio, foi preso o homem que assaltou os estudantes de Nutrição. A identificação foi possível a partir das imagens das câmeras que fazem o monitoramento do campus. Segundo os dados do levantamento estatístico da DISEG, desde 2003 os índices de violência têm diminuído. Em 2008 foram registrados seis furtos em automóveis, em 2003 foram 15. Na comparação do mesmo período, houve redução, de 17 para quatro, no número de cadáveres encontrados no campus.

Outro fator que tem contribuído para a melhoria da segurança na Cidade Universitária é a ação integrada da DISEG com a Secretaria de Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro (SSP-RJ). Segundo Helio Mattos, “todas as vezes que acionamos a Secretaria de Segurança Pública temos recebido o apoio. Sempre que notamos um aumento de algum delito, procuramos pessoalmente o Secretário de Segurança Pública”.

Por fim, em relação a possíveis delitos cometidos na Cidade Universitária, o prefeito deixa um aviso para a comunidade acadêmica: “É muito importante que as vítimas procurem a Divisão de Segurança (tel.: 2598-1900) e a 37ª DP, na Ilha do Governador. Comunicar as autoridades para que eles tenham as devidas informações é o primeiro passo para que essas quadrilhas sejam desmontadas.”