• Edição 170
  • 07 de maio de 2009

Microscópio

10ª Mostra Científica e Cultural da Semana de Enfermagem

Igor Costa

Lançada em 1998 pela Divisão de Enfermagem, a Mostra Científica e Cultural, que chega a sua 10ª edição, acontece no dia 19 de maio. O projeto, que havia sido interrompido em 2007, visa estimular os enfermeiros que trabalham como técnicos-administrativos da universidade a produzir trabalhos científicos, divulgando-os para a comunidade, e não exclui participantes externos. “Este ano, temos uma média de 120 participantes externos”, informou Luzia Conceição, chefe de seção do Núcleo de Estudos da Divisão de Enfermagem e uma das organizadoras do evento.

Segundo ela, os trabalhos são divididos em categorias de acordo com o assunto, para facilitar o julgamento. “Os trabalhos foram distribuídos em várias áreas temáticas: História, Fundamentos, Gerência, Saúde Coletiva, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e do Adolescente, Enfermagem Hospitalar, Educação em Enfermagem e Saúde do Trabalhador”, afirmou.

Os trabalhos inscritos na mostra concorrem a certificados de premiação em duas categorias. “Na categoria para profissionais, será entregue o prêmio Professora Ilmar Márcia de Meneses. Na categoria para professores e graduandos de enfermagem, será entregue o certificado Maria Dolores Luis de Andrade”, explicou Luzia.

Em outras edições, foram entregues livros junto com os certificados. “Quando conseguimos doações, além do certificado, damos livros aos vencedores. Porém, ter uma pesquisa com certificado é importante para o currículo Lattes”, explicou Luzia Conceição. A banca examinadora desses trabalhos já está sendo selecionada e será composta por um professor da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) e dois técnicos-administrativos para cada três ou quatro trabalhos.

Excepcionalmente nesta edição, o evento não contará com trabalhos direcionados a uma temática mais cultural. “Geralmente, conseguimos expor fotos, quadros. Mas nesta edição da mostra decidimos voltar o foco do evento para os trabalhos científicos. Em 2007, demos maior atenção à história, então tivemos bastante material voltado à cultura”, esclareceu a coordenadora do evento.

Semana de enfermagem

A mostra faz parte da Semana de Enfermagem, que acontece anualmente entre os dias 12 e 20 de maio. Durante todas as tardes da semana comemorativa, serão apresentados os trabalhos dos enfermeiros que concluíram o curso de especialização Lato Sensu ou pós-graduação Stricto Sensu (mestrado ou doutorado). Segundo Luzia, “a apresentação é uma forma de motivar essas pessoas que buscaram capacitação”.

No dia 12 de maio, acontecerá a abertura do evento. A cerimônia será às 9h no auditório Alice Rosa, no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Após a palestra de abertura, haverá uma mesa-redonda onde serão apresentados trabalhos científicos de enfermeiros do HUCFF.