• Edição 172
  • 21 de maio de 2009

Saúde em Foco

Ciência examina aquecimento global no Brasil

Guilherme Pavarin, de INFO Online


SÃO PAULO – São Paulo, Rio de Janeiro e mais oito grandes cidades terão expostas possíveis vulnerabilidades diante do fenômeno de mudanças climáticas.

Quem faz o exame são os pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INTC-MC). Eles terão dez meses para apresentar os primeiros resultados, que deverão ser indicados por mapeamento das regiões nacionais.

Os relatórios devem priorizar dados relativos à saúde humana nas localidades, como o avanço ou o surgimento de novas doenças. Desastres naturais, recursos hídricos, dados pluviométricos e situação das zonas costeiras também são parte importante da análise, que tentará prever algumas conseqüências e riscos do aquecimento global em relação à natureza brasileira.

O diagnóstico tem investimento inicial de R$ 1 milhão e começa no eixo Rio-São Paulo. Depois, se os recursos forem aprovados, o processo se expande para Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife e Salvador.

Mais qualitativos do que quantitativos, os mapas, dizem os pesquisadores, terão instrumentos de ponta para desenvolverem o estudo, como os mapas topográficos com resolução de meio metro. Para detalhar precisamente os impactos do aumento do nível do mar, por exemplo, seria necessário mapas com 1 e 2 centímetros de resolução, de acordo com os pesquisadores.

Os resultados servirão para governos locais e nacionais investirem em projetos de adaptação climática, inclusive, o Plano Nacional sobre Mudanças Climáticas.

INFO Online, Editoria Ciência

Link original: Clique aqui