• Edição 178
  • 2 de julho de 2009

Agenda

Pacientes com doenças degenerativas

O Programa de Atenção Domiciliar Interdisciplinar (PADI) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ recebe encaminhamento de pacientes com doenças crônico-degenerativas com potencial incapacitante provisório ou permanente que demandem cuidados de baixa complexidade.

Os interessados devem preencher os seguintes critérios: ser usuário do HUCFF; ter um médico responsável por seu acompanhamento que troque informações periódicas com a equipe do PADI; possuir um responsável que exerça a função de cuidador; e residir na área programática AP 3.1 (Bonsucesso, Brás de Pina, Cordovil, Higienópolis, Ilha do Governador, Jardim América, Manguinhos, Olaria, Parada de Lucas, Penha, Penha Circular, Ramos, Vigário Geral e Ilha do Fundão).

O PADI desenvolve, também, linhas de pesquisas na modalidade de atenção domiciliar, sendo campo de estágio de graduação e pós-graduação multidisciplinar. O HUCFF está localizado na rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 225, Cidade Universitária. Mais informações pelos telefones 2562-2773 e 2562-2926, tratar com Denise ou Helena.



4 de julho

Curso do Instituto de Bioquímica



A Coordenação de Atividades de Extensão do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (CATE) oferece, nos dias 4 e 5 de julho, das 8h às 17h, o curso “Fundamentos de Biologia Molecular Aplicados à Pesquisa e ao Diagnóstico Clínico”.

Voltado para alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área de saúde e biologia, o curso tem como professores responsáveis a doutora Karen Jesus de Oliveira, o doutor Marcelo Marcos Morales e a doutora Tânia Maria Ortiga Carvalho, do Instituto de Bioquímica Médica. Informações e inscrições no site www.biof.ufrj.br/cate ou pelos telefones 2562-6722 e 2562-6721.



6 de julho

IV Simpósio Internacional de Meio Ambiente


De 6 a 10 de julho acontece o IV Simpósio Internacional de Meio Ambiente, que traz o tema central “PAS para PAZ – Pró-atividade para Sustentabilidade”. O evento conta com mesas-redondas, palestras, apresentações de trabalhos e ciclos de debates populares.

O encontro é promovido por uma parceria entre o Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e a UFRJ. Para tratar das questões ambientais, foram convidados palestrantes nacionais e internacionais.

O simpósio ocorre no Fórum de Ciência e Cultura, localizado no campus da Praia Vermelha da UFRJ. O endereço é avenida Pasteur, 250, 2º andar, Urca. Para mais informações, acesse a página: http://server2.iq.ufrj.br/~sima/.



8 de julho

22ª Jornada Médica Luso-Brasileira


Acontece entre os dias 8 e 11 de julho a 22ª Jornada Médica Luso-Brasileira, que aborda pneumologia, urologia e uroginecologia. O evento – promovido pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro (FM/UniRio), Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Centro de Investigação Urológica do Rio de Janeiro (CIU/RJ) e Sociedade Brasileira de Pneumologia (SBP) – conta com a participação do professor Alexandre Pinto Cardoso, diretor-geral do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) na Comissão Científica Brasileira.

A jornada ocorre no Hotel Pestana Rio Atlântica, localizado na avenida Atlântica, 2.964, Copacabana, Rio de Janeiro. Mais informações pelo e-mail congressos@prismedica.pt ou pelo site http://www.prismedica.pt.



11 de julho

Conferência Municipal de Saúde de Guapimirim


Nos dias 11 e 12 de julho acontece a IV Conferência Municipal de Saúde de Guapimirim. O tema desta edição é “Reorganização da Atenção Básica e o Sistema Único de Saúde (SUS)”.

O objetivo do evento é aprovar as diretrizes da política de saúde no município para os próximos quatro anos e eleger os membros que irão compor o Conselho Municipal de Saúde.

A conferência ocorre das 9 às 17h, na Escola Municipal Professora Acácia Leitão Portella. O endereço é Estrada Rio-Teresópolis, Km 108, Parada Modelo, Guapimirim.




15 de julho

Conferência Global Anticárie


De 15 a 17 de julho acontece a Conferência Global Anticárie, que conta com os maiores pesquisadores internacionais da doença cárie, grave problema de saúde pública mundial. A programação inclui discussões sobre cariologia, prevenção, perspectivas regionais e novas abordagens para a cárie.

A conferência será realizada pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Federação Dentária Internacional (FDI) e Associação Internacional de Pesquisa Odontológica (IADR) durante o 19º Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro (CIORJ).

Ainda como parte do congresso, no dia 18 de julho, acontece o curso com o tema “Já que temos tanto conhecimento em Cariologia, por que não acabamos com a ameaça da cárie?”, ministrado pelo pesquisador Nigel Pitts, presidente da Organização Europeia para Pesquisa em Cariologia (Orca) e da Associação Europeia para Saúde Bucal Pública, também membro da Associação Internacional de Pesquisa Odontológica (IADR).

Os eventos ocorrem no Riocentro e as vagas são limitadas. Mais informações e inscrições estão disponíveis na página www.abo.org.br.