• Edição 180
  • 16 de julho de 2009

Agenda

Reabilitação cardíaca para pacientes com câncer


A Divisão de Psicologia Aplicada Professora Isabel Adrados (DPA), vinculada ao Instituto de Psicologia da UFRJ, realiza um trabalho de reabilitação cardíaca para pacientes com câncer. Orientações psicanalíticas sobre os mecanismos da doença e a sua relação com as atividades físicas, sexuais e de trabalho são abordadas em consultas com estagiários.

Os interessados devem entrar em contato com a DPA, pelos telefones 3873-5327, 3873-5326 e 2295-8113, para agendar a entrevista. O departamento encontra-se aberto para triagem e atendimento clínico de 2ª a 6ª feira, das 8h às 20h. Endereço: Avenida Pasteur, 250, Pavilhão Nilton Campos, Praia Vermelha.



17 de julho

O papel da nova Capes na educação básica

Na sexta-feira, 17 de julho, Nélio Bizzo, professor da Faculdade de Educação da USP, ministra a última conferência do simpósio “Sistema Nacional de Formação de Professores e a Educação Básica: o papel da nova Capes”. O evento é realizado pela equipe dos cursos de Aperfeiçoamento e Especialização (pós-graduação lato sensu) em Ciências e Biologia do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM/UFRJ).

A apresentação ocorre às 14h no auditório Leopoldo de Meis, localizado no térreo do Centro de Ciências da Saúde, Cidade Universitária.



17 de julho

“Risco cirúrgico no paciente com angina”


Acontece nesta sexta-feira, 17 de julho, das 11h30 às 13h, a próxima Sessão da Unidade Coronariana. O encontro é promovido pelos professores Nelson Souza e Silva e Gláucia Oliveira, da Unidade Coronariana da Faculdade de Medicina da UFRJ. Com o tema “Risco cirúrgico no paciente com angina”, a sessão é apresentada pela acadêmica Aline Campos De Leo e pelo professor da Faculdade de Medicina da UFRJ Ronaldo Franklin de Miranda.

O evento, voltado para alunos e médicos, ocorre no anfiteatro Professor José Ananias, no oitavo andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), em frente à enfermaria masculina 8C, Centro de Ciências da Saúde, Cidade Universitária.



21 de julho

“Dor no paciente queimado”


O Clube de Tratamento da Dor, da Associação para Estudos da Dor do Rio de Janeiro (Aderj), promove o seminário “Dor no paciente queimado”. O evento ocorre no dia 21 de julho, às 19h30, na Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (SMCRJ), localizado na Avenida Mem de Sá, 197, Centro.

As inscrições são feitas das 9h às 18h na secretaria da SMCRJ. Mais informações pelo telefone 2507-3353 ou e-mail smcrj@smcrj.org.br.



25 de julho

Lançamento do livro “Coco, o milagre de uma gordura”

O cardiologista e nutrólogo Sérgio Puppin lança nos dias 25 e 26 de julho, às 15h, o livro “Coco, o milagre de uma gordura”. O livro aborda o novo paradigma do conceito de alimentação com a gordura do coco, especialmente sobre o óleo de coco extra-virgem.

Recentemente, a pesquisadoras do Instituto de Nutrição Josué de Castro da UFRJ Christine Erika Vogel, Eliane Rosado e Márcia Soares realizaram o primeiro estudo brasileiro sobre o uso de óleo de coco extra-virgem na alimentação. O trabalho demonstrou que o uso do óleo de coco como tempero em uma dieta balanceada aumenta o índice do colesterol bom (HDL).

As duas tardes de autógrafo acontecem durante a 5ª Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde que ocorre na Fundação Bienal de São Paulo, localizada no Parque do Ibirapuera, portão 3, São Paulo, SP. O evento é aberto ao público.





30 de julho

Seminário da Pós-Graduação na Área de Saúde


O professor Mario Vaisman, diretor-adjunto de pós-graduação da Faculdade de Medicina e presidente da Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa da Área de Saúde, convida a comunidade do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ) para o Seminário de Pós-Graduação na Área de Saúde.

O evento ocorre no dia 30 de julho, às 8h, no anfiteatro Alice Rosa, localizado no 12° andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Cidade Universitária.




6 de agosto

Congresso sobre drogas e dependências

De 6 a 8 de agosto acontece o 2° Congresso da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudo sobre Drogas e Dependências (Abramd), que traz o tema “Drogas, diversidade e interação”. O objetivo do evento é propiciar o debate e intercâmbio científico de profissionais, estudiosos e demais interessados sobre o uso de substâncias psicoativas. Dessa forma, pretende-se contribuir para o encontro de estratégias de ação mais efetivas e satisfatórias.

O evento conta com a participação de convidados nacionais e internacionais. Um dos palestrantes é o professor Marcelo Cruz, vice-presidente da Abramd e coordenador do Programa de Estudos e Assistência ao Uso Indevido de Drogas (Projad), do Instituto de Psiquiatria da UFRJ.

O congresso ocorre no Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), localizado na rua Visconde e Silva, 52, Botafogo. Mais informações na página: http://www.metodoeventosrio.com/abramd/.