• Edição 181
  • 23 de julho de 2009

Teses

Estudos com camundongos analisam a saúde dos pulmões


Thiago Etchatz

Clarissa Bichara Magalhães e Douglas dos Reis Riva, alunos do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológica (Fisiologia) do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), da UFRJ, defendem, respectivamente, as dissertações de mestrado “Ação anti-inflamatória do eugenol em modelo in vivo de lesão pulmonar aguda induzida por lipopolissacarídeo” e “Alterações pulmonares induzidas por exposição aguda à partículas finas”. A apresentação de Clarissa Magalhães ocorre às 8h e a do mestrando às 13h de sexta-feira (24/7), no Bloco G, sala G1-O22, no 1º andar do Centro de Ciências da Saúde, Cidade Universitária.

Sob orientação da professora do IBCFF Débora Faffe, Clarissa Magalhães examinou os efeitos anti-inflamatórios do antisséptico eugenol em lesões pulmonares induzidas por lipopolissacarídeos (LPS), moléculas constituídas de um lipídeo e um polissacarídeo. O antisséptico, encontrado no cravo-da-índia, foi testado em camundongos. Os resultados do estudo sugerem que o tratamento com eugenol reduz a inflamação pulmonar induzida por LPS, melhorando a função pulmonar.

Já o trabalho do mestrando Douglas, orientado pelo professor do IBCFF Walter Zin, analisou a hipótese de que a exposição aguda a baixas doses de material particulado fino (PM2,5) induz alterações funcionais e histológicas dos pulmões. A pesquisa concluiu que tal exposição, em doses ambientalmente relevantes, leva à inflamação pulmonar, ao estresse oxidativo e piora a mecânica e histologia pulmonar em camundongos.