• Edição 184
  • 13 de agosto de 2009

Faces e Interfaces

Isotretinoína: usar ou não usar, eis a questão!

Amanda Salles


Problemas como a antecipação da puberdade e o impacto psicológico de carregar apelidos e preconceitos socialmente, por toda a adolescência, têm levado alguns médicos a prescrever para crianças um tratamento contra a acne que pode interromper o crescimento. A isotretinoína, substância usada no tratamento do problema, causou polêmica num congresso de dermatologia ocorrido em São Paulo no mês passado.

Segundo médicos que participaram do evento, até crianças têm sido submetidas à isotretinoína oral, que é o princípio ativo do Roacutan e de outros genéricos. O medicamento, que tem seu uso controlado em função de uma série de efeitos colaterais, pode interferir no desenvolvimento ósseo, inibindo o crescimento.

Para entender e explicar os efeitos do uso da substância, o Olhar Vital entrevistou Miguel Lemos, médico farmacologista e professor-adjunto da Faculdade de Farmácia da UFRJ, e David Azulay, dermatologista e professor do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). Confira a entrevista:

Miguel Lemos

Médico farmacologista e professor-adjunto da Faculdade de Farmácia da UFRJ

“A isotretinoína é uma substância que é análoga da vitamina A e que diminui a produção do óleo e do sebo produzido pela glândula sebácea.

A importância da diminuição dessa produção se deve ao fato de que esse óleo possui uma bactéria chamada Propionibacterium acnes, que é anaeróbica e vive na pele de todas as pessoas. O grande problema é que as pessoas que possuem esse excesso de oleosidade na pele produzem essa bactéria em maior quantidade, causando a acne mais grave. A isotretinoína vai diminuir o meio de cultura dessa bactéria, diminuindo a área de atuação delas.

Pessoas grávidas e com osteoporose estão proibidas de usar a substância. Os bebês cujas mães tiveram contato com a isotretinoína durante a gestação terão sérios problemas na face, no sistema nervoso e deformidades gravíssimas. Geralmente, são necessários três meses de abstenção completa do medicamento para engravidar de maneira segura, e há quem espere até seis meses.

Além disso, pessoas com depressão e problemas mentais também correm riscos. Este é um ponto importante. Uma menina de 14 anos, por exemplo, que está feliz porque utilizou a substância, está assim pois tinha um rosto feio e conseguiu deixá-lo bonito. Mas se a isotretinoína for usada em uma pessoa com sinais normais de acne, o paciente vai se deprimir, o que agrava ainda mais o caso de pessoas que já têm depressão.

O problema relacionado aos ossos vai além de prejudicar os fracos ossos dos idosos e piorar ainda mais a osteoporose. Muitas crianças são afetadas porque, além de terem idade insuficiente para usar o medicamento, têm idade óssea baixa e ainda em fase de crescimento. O uso da isotretinoína vai interromper o desenvolvimento da epífise óssea, região do osso que cresce, podendo prejudicar a qualidade de vida dessa criança por toda a sua vida. Também há casos em que crianças que não têm idade para usar a substância usam e não são prejudicadas. Isso acontece pois, apesar da pouca idade, elas têm idade óssea avançada.

O que deve acontecer antes de se receitar a isotretinoína é o estudo sobre a condição de saúde e óssea do paciente. Muitas pessoas não sabem, mas a substância também prejudica bastante o fígado; então, antes, durante e depois do tratamento, os pacientes devem fazer um exame chamado ‘Prova de Função Hepática’, que vai observar qualquer alteração no órgão.

Como as doses usadas dessa substância são acumulativas, é recomendado o uso em torno de quatro a seis meses. Atualmente, a terapia com subdoses de isotretinoína, uma vez por semana, para inibir o envelhecimento, vem obtendo muito sucesso entre as mulheres. Os principais alvos são aquelas que estão no período da menopausa e querem manter a pele em bom estado.”

David Azulay

Dermatologista e professor do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF)

“Não são todos os pacientes que têm livre acesso ao uso dessa substância. É necessária a prescrição médica e um check-in especial, já que não são todas as farmácias que possuem o remédio.

A princípio, a isotretinoína só é usada no tratamento da acne quando se constata o não-crescimento do paciente. Isso significa que, para as meninas, esse período permitido de uso se inicia depois da menstruação, por volta dos 13 ou 14 anos, e para os meninos, depois dos 14 ou 15 anos. Apesar da indicação das idades prescrita na bula e pelos médicos, pode haver um prejuízo no crescimento desses pacientes, muitas vezes não simétrico, mais um detalhe ruim do uso da substância.

Além da isotretinoína, há também outras substâncias parecidas, como a acitretina, usada em doenças extremamente degenerativas, e que também prejudicam o crescimento. Porém, nesses casos mais graves, em que a pessoa faz tratamentos e nada resolve, esse prejuízo é viável diante das feições do paciente, pois essas substâncias são muito eficazes.

A maioria dos efeitos colaterais é dose-dependente e controlável através de exames laboratoriais, exceto a queratogenicidade, que causa má-formação fetal. Portanto, mulheres grávidas ou que estão pensando em ficar não podem tomar esse remédio. Inclusive, para se receitar o medicamento ao sexo feminino, no início da terapia e durante, deve ser feito o exame para detecção de gravidez, além dos exames de rotina, como de sangue.