• Edição 185
  • 20 de agosto de 2009

Teses

Estudos analisam o desenvolvimento da retina e a diferenciação celular



Thiago Etchatz

Brian Njane de Anchieta Ramos e Bruno Kaufmann Robbs, alunos do Programa de Pós-graduação em Biofísica do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), da UFRJ, defendem, respectivamente, as teses de doutorado “Investigação dos mecanismos moleculares envolvidos com ação do Neuropeptídeo PACAP no controle de proliferação celular na retina em desenvolvimento” e “Regulação do ciclo, morte e transformação celular pelos membros da família NFAT de fatores de transcrição”. As apresentações ocorrem na terça, 25 de agosto, às 14h, no bloco G, 1º andar do Centro de Ciências da Saúde, Cidade Universitária. Brian apresenta sua tese na sala G1-009 e Bruno na G1-022.

Sob orientação dos professores do IBCCF Marina Silveira e Rafael Linden, Brian Ramos analisou a biomolécula PACAP (peptídeo ativador da adenilato ciclase na pituitária) na perda da regulação da proliferação celular na retina. Tal panorama pode causar aumento, diminuição ou extinção de tipos celulares, prejudicando a visão. O estudo concluiu que o PACAP pode ser um fator extracelular com múltiplos papéis no controle do desenvolvimento da retina, inclusive o de regulador do ciclo celular, agindo na transição da proliferação para diferenciação celular.

Já o trabalho do doutorando Bruno Robbs, orientado pelo professor do Instituto Nacional de Câncer (INCA) João Paulo Viola, investigou a influência das células T ativadas (NFAT) no processo de diferenciação celular, a partir de experimentos com camundongos. Os resultados indicaram que o NFAT1-C funciona como um gene que inibe o desenvolvimento de tumores, enquanto o NFAT2-A está relacionado ao surgimento de tumores e atua na transcrição do desenvolvimento tumoral.