• Edição 186
  • 27 de agosto de 2009

Agenda

Seleção de pacientes para cirurgia de nariz

O Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ está selecionando pacientes para serem operados durante o curso teórico-prático de cirurgia estética e funcional do nariz.

O paciente que desejar se submeter à cirurgia para correção deve possuir o nariz do tipo “adunco”. Os interessados devem encaminhar e-mail para rinoplastia@ufrj.br ou geraldootorrino@gmail.com. O curso acontece em outubro. Mais informações no site www.otoscience.com.br.



30 de agosto

II Exposição Internacional de Arte Paleontológica


O Museu Nacional-UFRJ sedia, dia 30 de agosto, a II Exposição Internacional de Arte Paleontológica. O evento, também chamado de Dinos in Rio 2009, reúne diversas atividades ligadas à arte paleontológica, como palestras de especialistas brasileiros, argentinos e uruguaios, além de exposição de obras sobre Paleontologia feitas por artistas de diferentes países.

O Dinos in Rio 2009 é a segunda edição do “Dinos en Baires 2007”, realizado em Buenos Aires. A exposição conta, ainda, com uma minimostra sobre a paleoarte, abordando sua história e evolução. Também há um espaço para paleoartistas iniciantes exporem seus primeiros trabalhos.

O Museu Nacional-UFRJ fica na Quinta da Boa Vista, no Bairro Imperial de São Cristovão. Mais informações pelo telefone 2562-6900.





31 de agosto

IV Simpósio Ibero-americano de Plantas Medicinais

Nos dias 31 de agosto e 1 de setembro a Rede Ibero-americana de Estudo e Aproveitamento Sustentável da Biodiversidade Regional de Interesse Farmacêutico (RIBIOFAR) promove o IV Simpósio Ibero-americano de Plantas Medicinais. O encontro visa à atualização, integração e reflexão de docentes, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais que atuam na área de Ciências Farmacêuticas e demais áreas afins, com ênfase em plantas medicinais. Serão realizadas palestras, minicursos e apresentação de trabalhos em pôsteres.

O evento ocorre no Hotel Fazenda Mato Grosso, localizado na Rua Antonio Dorileo, 1100, Coxipó, Cuiabá, MT. Inscrições, programação e mais informações através do sitewww.ivsimposiodeplantas.com.br.



2 de setembro

ICB de portas abertas


De 2 a 23 de setembro acontece o evento “ICB de portas abertas: o corpo do macro ao micro”, em comemoração aos 40 anos do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UFRJ. No dia 2 de setembro, às 9h30, ocorre a conferência “Museu do Microscópio: espaço interativo sobre ciência, tecnologia e história do microscópio ótico”, com o professor Marcos Farina, do ICB. Ao final, peças do museu são expostas ao público.

Às 13h30 é oferecida a visita a outros museus do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e aos laboratórios do ICB. Às 15h, a professora Laura Tavares, pró-reitora de extensão da UFRJ, ministra a palestra “O que é atividade de extensão, o que está sendo feito pela UFRJ?”.

Às 15h20, a palestra “Atividades de extensão no CCS e bolsas PIBEX” é ministrada pela professora Diana Maul, coordenadora de extensão do CCS. Todas as palestras acontecem no Anfiteatro do Programa de Pós-graduação em Farmacologia e Química Medicinal, localizado no bloco J do CCS, na Cidade Universitária.



8 de setembro

XII Ciclo de Palestras em Oncologia


O Projeto de Extensão PIDAAC da Faculdade de Enfermagem da UERJ promove o XII Ciclo de Palestras em Oncologia. A partir do dia 8 de setembro e nas demais terças-feiras do mês acontecem as apresentações, das 16h30 às 18h30, no Anfiteatro Ney Palmeiro do Hospital Universitário Pedro Ernesto, localizado na rua Boulevard 28 de Setembro, 77, Vila Isabel.

Ângela Coe, doutora do Instituto Nacional de Câncer (INCA), abre o ciclo de palestras com a apresentação “A enfermagem e a política oncológica no Brasil”. No dia 15 ocorre a palestra “O papel do enfermeiro no Centro de Medula Óssea”, apresentada pela enfermeira do INCA Ana Paula Siqueira. No dia 22, a enfermeira Élida Cabral ministra “Consulta de enfermagem na radioterapia”. No fechamento do ciclo, dia 29, Ana Paula Siqueira profere a palestra “O papel do enfermeiro na quimioterapia”.

O evento é voltado para profissionais e acadêmicos de Enfermagem. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail pidaac@gmail.com.



8 de setembro

VI Encontro Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar


O VI Encontro Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar acontece de 8 a 11 de setembro, em Niterói. O objetivo do evento é a troca de experiências voltadas para a garantia do direito de acesso à escolaridade a crianças e adolescentes em situação de hospitalização ou em tratamento domiciliar.

O encontro reúne profissionais da educação básica e do ensino superior, além de pesquisadores e acadêmicos de diversas áreas, como Educação, Serviço Social, Psicologia, Medicina e Enfermagem. Entre os temas abordados estão “O Atendimento Escolar Hospitalar: fundamentos legais e políticas públicas”, “Os desafios da Avaliação nos diversos contextos escolares” e “Pesquisa na área de formação dos professores para atuação em ambiente hospitalar”.

O evento ocorre na Unilasalle, rua Gastão Gonçalves, nº 79, Santa Rosa, Niterói. O prazo para envio de trabalhos se encerra no dia 15 de julho. Mais informações e inscrições na página: http://inscricaonoencontro.blogspot.com.



14 de setembro

III Semana de Pós-Graduação de Bioquímica Médica


Entre os dias 14 e 18 de setembro, das 8h às 19h, acontece a III Semana de Pós-Graduação de Bioquímica Médica. O evento, organizado por alunos da pós-graduação do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ (IBqM), visa ao desenvolvimento da pesquisa na universidade através do intercâmbio científico e cultural entre alunos de diversas instituições, professores e pesquisadores da UFRJ, além de convidados.

Das 8h às 12h ocorrem os minicursos: Citometria de fluxo; Cultura de células; Oxigrafia e suas aplicações no metabolismo energético; Aplicações da espectroscopia de infravermelho na análise de proteínas; Estrutura de proteínas e triagem de compostos com atividade biológica através de espectroscopia; Desenho racional de fármacos utilizando a modelagem molecular e Inflamação na fisiologia e patologia.

Pela tarde, no Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), localizado no subsolo do bloco K do Centro de Ciências da Saúde (CCS), acontecem as conferências “100 Anos da Doença de Chagas”; “Neuroplasticidade e memória”; “Ensino a distância”; Células-Tronco” e “Biologia Vascular”. Ainda ocorrem apresentações orais de trabalhos e sessão de pôsteres.

As atividades acontecem em diversas localidades do CCS, na Cidade Universitária. As inscrições ainda podem ser feitas durante o evento, mesmo para os minicursos com vagas disponíveis. Confira a programação pelo site www.spgbioqmed.com. Mais informações através do e-mail semanapg@bioqmed.ufrj.br.



Até 17 de setembro

Inscrições para o Prêmio SAÚDE! 2009


As inscrições para o “Prêmio SAÚDE! 2009” ocorrem até o dia 17 de setembro. Esta é a 4ª edição do concurso, que é organizado pela Editora Abril e Revista SAÚDE!. Profissionais da área de saúde podem participar inscrevendo suas pesquisas clínicas, ações ou campanhas nas categorias: Saúde do Coração; Saúde Mental e Emocional; Saúde da Criança; Saúde da Mulher; Saúde do Homem; Saúde e Prevenção; Saúde e Nutrição.

Alguns dos maiores especialistas do país selecionarão 21 trabalhos, que serão votados pelo público, juntamente com os jurados. A festa de premiação acontece no mês de novembro em São Paulo. As inscrições devem ser feitas no site www.premiosaude.com.br.