• Edição 188
  • 10 de setembro de 2009

Teses

Pesquisador desenvolve vacina para combater leishmaniose



Thiago Etchatz

Daniel Cláudio de Oliveira Gomes, aluno do Programa de Pós-graduação em Biofísica do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da UFRJ, defende a tese de doutorado “Vacina LACK-DNA intranasal contra a leishmaniose visceral: otimização por complexação em micropartículas de quitosana, imunogenicidade em cães e validação em hamsters”. A apresentação acontece na sexta-feira, 11 de setembro, às 10h, na sala G1-009 do bloco G, 1º andar, do Centro de Ciências da Saúde, na Cidade Universitária.

De acordo com o doutorando, o antígeno LACK (Leishmania homologue of receptor for activated C kinase) é uma proteína conservada em protozoários do gênero Leishmania e que está associada com a imunidade e a susceptibilidade de camundongos BALB/c à infecção por parasitas L. majora.

O estudo, sob orientação dos professores do IBCCF Bartira Bergmann e Ulisses Lopes, investigou a expressão de LACK mRNA à reação imunitária em cães e explorou a imunidade protetora contra a leishmaniose visceral em camundongos e hamsters, visando a sua otimização.

O trabalho contribui para mostrar a eficácia em diversas aplicações da vacina LACK DNA intranasal em diferentes espécies de hospedeiros. Também apresenta uma estratégia farmacotécnica, usando micropartículas mucoadesivas de quitosana para melhorar a sua memória protetora contra a leishmaniose visceral.

Os resultados mostram que a vacinação intranasal com LACK-DNA desenvolve o antígeno – substância que induz a produção de anticorpos –, induzindo respostas imunogênicas e protetoras em cães, hamsters e camundongos. Além disso, a complexação em MQR mostrou ser uma estratégia interessante para aumentar a duração do efeito protetor da vacina.