• Edição 188
  • 10 de setembro de 2009

Microscópio

40 anos de saúde

Cília Monteiro

No dia 4 de setembro de 2009 o Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ completou 40 anos. “Para comemorar este aniversário, nada melhor que um momento de reflexão: vamos reconstruir a história do CCS para entendermos o que ele significa e, a partir daí, apontarmos perspectivas de futuro”, declara a professora Diana Maul, coordenadora de extensão do CCS.

Segundo ela, o Centro foi constituído a partir de uma polêmica reforma na universidade, imposta pela ditadura, uma questão que nunca foi discutida durante esses 40 anos. Para Diana, a UFRJ passa por um momento propenso a reflexões como essa, devido à elaboração do Plano Diretor 2020.

“Estamos comemorando a primeira Sessão do Centro, quando tomou posse o primeiro decano, Carlos Cruz Lima. De lá para cá, ocorreram muitas mudanças: na década de 1970 o Centro veio para o Fundão, se instituiu da forma como o temos hoje e foram agregadas as unidades hospitalares”, aponta a coordenadora.

Liderança em produção científica

Diana destacou que o CCS é o centro da UFRJ que concentra maior número de professores, alunos e funcionários. “Sua importância na produção científica se reflete, por exemplo, nos últimos editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). A UFRJ lidera e só o CCS tem o mesmo número de projetos aprovados que a segunda universidade colocada”, enfatiza.

“O peso do Centro é muito grande na universidade e são frequentes as reflexões em torno disso. Não apenas para percebermos como somos importantes, mas para enxergarmos a importância que devemos ter no diálogo da universidade como um todo, na construção da UFRJ”, constata Diana Maul.

Festividade

A comemoração dos 40 anos do CCS será no dia 21 de setembro, com uma Sessão Especial do Conselho de Coordenação do Centro. “A programação conta com a conferência do professor Antonio Paes de Carvalho, um dos mais antigos do CCS. Ele participou ativamente dos grupos de trabalho que implantaram a reforma que resultou no Centro. Antonio acompanhou a questão desde o início como um ator importante”, ressalta a coordenadora.

Na ocasião, serão apresentadas duas novidades acerca do CCS: uma nova marca-símbolo e a reestruturação de sua página virtual, que ganhará visual renovado e se tornará mais representativa. A ideia é que o novo site fique mais atrativo em relação ao antigo e também sirva como ferramenta eficaz a alunos e professores.

A festividade ainda contará com uma homenagem aos ex-decanos e a abertura da exposição temporária “40 Anos de Tradição em Ciência e Saúde”. O evento tem início às 9h30 no auditório Hélio Fraga, localizado no segundo andar do bloco K do CCS, na avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária.