• Edição 188
  • 10 de setembro de 2009

Saúde em Foco

Compartilhar a cama pode fazer mal para a saúde, diz estudo britânico



Pesquisa acompanhou qualidade do sono de 40 casais. Antes da era vitoriana, não era comum casados dormirem em leito conjugal.

Da BBC

Dormir em camas separadas pode ser bom para a saúde e para o relacionamento de um casal, de acordo com estudiosos do sono. O especialista britânico Neil Stanley, da Universidade de Surrey, afirmou no Festival Britânico de Ciência, que se realiza neste mês na cidade de Guildford, que compartilhar a cama com o parceiro pode causar brigas por ronco ou disputa pelo cobertor, e levar, assim, à perda de preciosas horas de sono.

Um estudo constatou que, em média, os casais sofrem 50% ou mais problemas ao dormir se compartilham a cama. Stanley disse que foi estabelecida uma ligação entre dormir mal e depressão, doenças cardíacas, derrame, distúrbios pulmonares, acidentes de trânsito e industriais, e divórcio. Mas, apesar disso, o tema não é visto como um aspecto importante da saúde.

O especialista, que dorme separado da mulher, destacou que historicamente não era para as pessoas dormirem na mesma cama. Segundo ele, a tradição moderna do leito conjugal só começou com a Revolução Industrial, quando as pessoas que se mudavam para cidades superpopulosas enfrentaram escassez de espaço.

Antes da era vitoriana, era raro os casais casados dormirem em leitos conjugais. Na Roma Antiga, o leito conjugal era um lugar mais usado para relações sexuais, mas não para dormir.

Stanley, que criou um dos principais laboratórios para o estudo do sono na Grã-Bretanha, disse que as pessoas hoje deveriam pensar em fazer a mesma coisa. "Depende do que satisfaz as pessoas. Se elas dormem juntas e ambas dormem muito bem, não devem mudar isso, mas elas não devem ter medo de agir de maneira diferente."

"Todos nós sabemos como é ficar abraçado e depois dizer 'agora eu vou dormir' e ir para o lado oposto da cama. Então, por que não levantar e ir para outro quarto?"

Revirando na cama

"Na verdade, as pessoas sentem que dormem melhor quando estão com um parceiro, mas as evidências sugerem o contrário", analisou Robert Meadows, sociólogo da Universidade de Surrey. Ele realizou um estudo para comparar o quão bem os casais dormiam quando compartilhavam a cama e comparou com os dados dos que não compartilhavam.

A pesquisa envolveu 40 casais. Meadows descobriu que, quando os casais dormem na mesma cama e um dos parceiros se mexe durante o sono, há uma possibilidade que chega a 50% de perturbar o outro.

Link original: Clique aqui