• Edição 189
  • 17 de setembro de 2009

Agenda

18 de setembro

Jornada de psicanálise


O Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade (CLIN-a) promove nos dias 18 e 19 de setembro a jornada “A clínica da passagem ao ato – IX Jornadas do CLIN-a 2009”. O evento ocorre no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, na rua da Consolação, 753, Centro, em São Paulo, capital.

Marie Hélène-Brousse, psicanalista da Escola da Causa Freudiana de Paris e integrante da Associação Mundial de Psicanálise, ministra duas conferências sobre o Seminário X de Lacan, que diferencia a “passagem ao ato”.

As inscrições são realizadas com Constança Vigneron na sede do CLIN-a, localizada na rua Doutor Costa Júnior, 455, Barra Funda, São Paulo. Mais informações pelo telefone (11) 3675-7689 e e-mail clin-a@uol.com.br.



19 de setembro

Curso sobre genética forense


Estão abertas as inscrições para o curso em Genética Forense, promovido pela Coordenação de Atividades de Extensão (CATE) do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), da UFRJ. As aulas ocorrem nos dias 19 e 20 de setembro, das 8h às 17h.

O curso acontece no anfiteatro G22, localizado no bloco G do IBCCF, na Cidade Universitária. Mais informações e inscrições pelo site www.biof.ufrj.br/cate, pelo e-mail cate@biof.ufrj.br ou pelos telefones 2562-6722 e 2562-6721



21 de setembro

40 anos do Centro de Ciências da Saúde

No dia 21 de setembro acontece a comemoração dos 40 anos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ, com uma Sessão Especial do Conselho de Coordenação do Centro. O evento conta com a conferência “40 anos de CCS: projetos e realizações de lideranças dedicadas a uma visão de futuro”, ministrada pelo professor Antônio Paes de Carvalho. A programação ainda conta com a apresentação da nova marca-símbolo e da página do CCS, e uma homenagem aos ex-decanos.

O evento tem início às 10h no auditório Rodolpho Paulo Rocco, localizado no bloco K do CCS, na avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária.



21 de setembro

Redução de mortalidade neonatal


No período de 21 a 23 de setembro a Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) sedia o I Seminário de Ações de Enfermagem para a redução da mortalidade neonatal — Saberes e práticas cotidianas. Organizado pela Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO).

O evento é voltado para enfermeiros neonatologistas, alunos e professores de enfermagem e conta com conferências, oficinas, mesas-redondas e exposições. O prazo para submissão de trabalhos à comissão avaliadora vai até o dia 11 de setembro através do e-mail abenfo.semorteneo@gmail.com.

Mais informações através do telefone 2263-7843 e do e-mail abenfo.neo@gmail.com. A EEAN fica rua Afonso Cavalcanti, 275 – Cidade Nova – Rio de Janeiro.




21 de setembro

Lançamento de revista


A Associação Nacional de Biossegurança – ANBio lança a primeira revista científica da América Latina dedicada a trabalhos científicos no campo da Biossegurança e Biosseguridade.

O International Journal of Biosafety and Biosecurity é parte da pareceria entre a ANBio e a Universidade Federal de Uberlândia e será editado em português, espanhol e inglês.

O lançamento ocorre durante o VI Congresso de Biossegurança, realizado no campus da Uerj entre os dias 21 e 25 de setembro. A primeira edição da revista será lançada durante o Congresso da ANBio.

Artigos podem ser enviados para o e-mail: ijbb-anbio@ingeb.ufu.br e maiores informações sobre o tema são encontradas no site da revista www.ibiosafetybiosecurity.anbio.ufu.br.



21 de setembro

Semana de Microbiologia e Imunologia


“Sinalização química entre bactérias e o hospedeiro” é o tema da palestra de abertura da XV Semana de Microbiologia e Imunologia da UFRJ. Proferida pela dra. Vanessa Sperandio, da University of Texas Southwestern Medical Center, a palestra inicia a Semana, que vai de 21 a 25 de setembro.

O evento conta com minicursos, destinados tanto para alunos do ensino médio quanto para professores, conferências e mesas-redondas e ocorre no Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes (IMPPG).

As inscrições para a Semana podem ser feitas através do site www.semanamicroeimuno.com.br, onde os interessados podem também encontrar mais informações. O IMPPG fica no Centro de Ciências da Saúde (CCS), Cidade Universitária.



21 de setembro

1ª Semana de Integração Científica – Macaé


Após ter sido adiada em razão da epidemia de gripe A, acontece entre os dias 21 e 25 de setembro a 1ª Semana de Integração Científica da UFRJ – Macaé. Para divulgar e promover debates sobre os projetos de pesquisa desenvolvidos na região, o evento conta com mesas-redondas, palestras, minicursos, apresentação de trabalhos científicos e de extensão, além de exposições científicas e culturais.

O evento ocorre nos dois campi da UFRJ em Macaé, NUPEM (Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé) e Pólo Universitário de Macaé. As inscrições pela internet já se esgotaram, agora elas são realizadas no NUPEM, com Vitor Valente, ou na secretaria do Pólo Universitário de Macaé.

Mais informações no site www.forumcientifico.com.br ou através do e-mail sicmacae@reitoria.ufrj.br.



22 de setembro

II Simpósio Regional de Erros Inatos do Metabolismo


Ocorre dia 22 de setembro, das 9h às 17h, o II Simpósio Regional de Erros Inatos do Metabolismo (EIM), no Salão Nobre do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN).

O evento tem como tema central a experiência em diagnóstico e tratamento de EIM. A Terapia de Reposição Enzimática: Experiência em Mucopolissacaridoses e Doença de Pompe, Avaliação Bioquímica de EIM, Tratamento Dietético de EIM, são alguns dos assuntos a serem tratados.

Dentre os palestrantes, estarão presentes o doutor João Gonçalves Barbosa Neto, da FioCruz, e a doutora Márcia Gonçalves Ribeiro, do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), da UFRJ, entre outros.

Para os que quiserem participar, as inscrições devem ser feitas pelo e-mail: labeim20anos@iq.ufrj.br. As vagas são limitadas. Para mais informações sobre o simpósio: www.iq.ufrj.br/labeim.



Até 23 de setembro

Inscrições para Biosemana UFRJ 2009


Já estão abertas as inscrições para a Biosemana UFRJ 2009, a ser realizada entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro no Centro de Ciências da Saúde (CCS) na Cidade Universitária. Esta é a décima terceira edição do evento promovido pelo Centro Acadêmico de Biologia da UFRJ que conta com minicursos, vídeos-debate, mesas-redondas, palestras e oficinas sobre ciência, educação, sociedade e política.

As atividades ocorrem nos auditórios Hélio Fraga e Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), localizados, respectivamente, no 2º andar e no subsolo do bloco K do CCS. Já os minicursos serão realizados em salas do bloco A. Inscrições podem ser feitas até o dia 23 de setembro pelo site www.biologia.ufrj.br/biosemana.



23 de setembro

Encerramento do ICB de portas abertas

Encerrando o evento “ICB de portas abertas: o corpo do macro ao micro”, em comemoração aos 40 anos do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UFRJ, no dia 23 de setembro o ICB recebe professores do ensino fundamental e médio. No centro de Ciências da Saúde (CCS), na Cidade Universitária, eles participarão de oficinas experimentais sobre o aparelho reprodutor.

Das 9h30 às 11h30 ocorre a oficina “aspectos anatômicos” na sala anatômico, localizado no subsolo do Bloco F. Às 13h, a oficina “aspectos farmacológicos” é realizada no anfiteatro do Bloco J. E às 14h acontece a oficina “aspectos histológicos” na sala 29 do bloco B. Por fim, às 17h, o coquetel de encerramento.

Mais informações pelo site www.icb.ufrj.br.



Até 23 de setembro

Processo seletivo INCA 2010


Já estão abertas as inscrições para o processo seletivo INCA 2010. Há vagas para os Programas de Residência Médica e de Enfermagem; Cursos de Especialização Lato Sensu em Enfermagem, Farmácia, Física Médica, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social; Especialização de Nível Técnico e Qualificação de Nível Técnico que iniciam suas atividades no próximo ano letivo.

As inscrições são feitas pelo site www.inca.gov.br até o dia 23 de setembro. Mais informações pelo telefone (21) 3970-7120.





24 de setembro

“A separação dos pais: seu impacto na criança”


Na quinta-feira, 24 de setembro, às 11h, Eva Brucker, psicóloga e terapeuta de família, ministra a palestra “A separação dos pais: seu impacto na criança”. O evento faz parte do ciclo de palestras “As quatro estações”, promovido pelo Centro de Estudos Professor José Martinho da Rocha do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG). A apresentação, aberta ao público, ocorre no Anfiteatro Nobre do IPPMG, na Cidade Universitária.