• Edição 190
  • 24 de setembro de 2009

Agenda

Seleção de pacientes para tratamento com células-tronco


Grupo de pesquisa do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da UFRJ seleciona pacientes com silicose para um tratamento pioneiro. Coordenado pelo doutor Marcelo Morales, o grupo Fisiologia Celular e Molecular — Modulação da Expressão Gênica e Terapias Celulares em Nefropatias e Pneumopatias implanta células-tronco da própria medula óssea do paciente para controlar o avanço da doença. Os resultados do estudo são otimistas.

O candidatos, além de apresentarem a doença, devem ter até 50 anos, não fumantes, sem deficiência auditiva ou visual e devem ser alfabetizados. Os interessados devem ligar para o telefone (21) 2562-6572 ou 2562-2194.

A previsão é de que a nova técnica esteja disponível para a população em cinco anos. Clique aqui (www.olharvital.ufrj.br) e saiba mais detalhes sobre a silicose e a pesquisa.



Anvisa agora dispõe de central de atendimento telefônico gratuito


Desde o dia 16 de setembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dispõe de uma central de atendimento telefônico para atender à população. Pelo número 0800 642 9782, os interessados podem fazer denúncias, obter informações sobre produtos sujeitos a vigilância sanitária (cosméticos, alimentos e medicamentos, entre outros) e conferir o andamento de processos. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30.



25 de setembro

Congresso da Sociedade de Medicina do Esporte

Na sexta-feira e sábado, 25 e 26 de setembro, das 8h às 18h, acontece o IV Congresso da Sociedade de Medicina do Esporte do Rio de Janeiro (SMERJ). Destinado a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, professores de educação física e nutricionistas, o evento aborda temas relacionados à medicina esportiva, como avaliação e treinamento em caso de doenças, traumas, prescrição de exercícios e avaliação funcional.

O congresso ocorre no Pestana Rio Atlântica Hotel, localizado na avenida Atlântica, 2964, Copacabana, Rio de Janeiro. Mais informações no site www.riveirario.com.br e pelos telefones (21) 3473-6114 e 2285-4837. As inscrições são realizadas na Riveira Rio Eventos, no Largo do Machado, 29/405 (galeria Condor), Rio de Janeiro.



26 de setemebro

Inscrições e seleção para Curso de Ensino em Ciências e Biologia



Entre os dias 26 de setembro e 3 de outubro, das 8h às 9h, acontecem as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Ensino de Ciências e Biologia promovido pelo Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da UFRJ, pré-requisito para o Curso de Especialização do próprio instituto. A prova de seleção ocorrerá uma hora após a inscrição.

O programa ocorre de março a dezembro de 2010 e são oferecidas 60 vagas. Podem participar profissionais licenciados em qualquer área do conhecimento, graduados em Pedagogia, Sociologia ou Filosofia, além de alunos de graduação que estejam no último período. O curso pretende abordar a produção científica atualizada e discussões pedagógicas fundamentais à prática docente.

As inscrições são feitas na secretaria do IBqM, localizada na rua Rodolpho Paulo Rocco, 400, prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), bloco B, sala 39, na Cidade Universitária. Mais informações pelo telefone (21) 2260-9874. Confira o edital no site www.emformacao.bioqmed.ufrj.br.



28 de setembro

XI Semana de Biomedicina

De 28 de setembro a 2 de outubro, das 8h às 18h, acontece a XI Semana de Biomedicina da UFRJ, destinada a estudantes de nível médio, superior e demais interessados na área de Ciências da Saúde. O evento, organizado pelos alunos de graduação em Biomedicina do Instituto de Ciência Biomédicas (ICB) da UFRJ, tem como objetivo oferecer uma visão abrangente do cenário atual das Biociências, contando, não somente, com pesquisadores da universidade.

Durante a Semana serão realizados mini-cursos, mesas-redondas, conferências, apresentação orais de trabalhos e também em pôsteres. Todas as atividades ocorrem no Centro de Ciências da Saúde (CCS), localizado na avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária.

Confira a programação e faça a sua inscrição no site www.ufrj.br/biomedicina/semana ou no Centro Acadêmico de Biomedicina, localizado no bloco L do CCS.



29 de setembro

Leitura e escrita na educação infantil

Na terça-feira, 29 de setembro, às 11h, Joel Bressa da Cunha, pediatra e presidente do Comitê de Saúde Escolar da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ), ministra a palestra “Leitura e escrita na educação infantil”.

O evento faz parte da série “Temas em Pediatria” promovida pelo Centro de Estudos Professor José Martinho da Rocha, do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG). Aberta ao público, a apresentação ocorre no Anfiteatro Nobre do IPPMG, Cidade Universitária.



Até 30 de setembro

Inscrições para a Jornada de Iniciação Científica

As inscrições para participantes ouvintes da XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural ocorrem até o dia 30 de setembro pelo site www.pr2.ufrj.br/jic2009. A jornada, promovida pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UFRJ (PR-2), acontece entre os dias 5 e 9 de outubro. Reúne cerca de 4 mil alunos apresentando mais de 3 mil trabalhos das mais diversas áreas do conhecimento de todas as unidades da UFRJ.

Conforme deliberação do Conselho Universitário (Consuni), as aulas da graduação estarão suspensas neste período. A iniciativa da PR-2 tem por objetivo a troca de experiências entre alunos de graduação, de pós-graduação, bolsistas e docentes, envolvidos em atividades de pesquisa.

Confira a programação no site www.sigma-foco.scire.coppe.ufrj.br.