• Edição 190
  • 24 de setembro de 2009

Microscópio

Alimentos e meio ambiente

Tássia Veríssimo

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) foi criada em 16 de outubro de 1945, com o intuito de promover ações de combate à fome e a desnutrição e de buscar a conscientização da população mundial para este problema. Foi instituído o dia 16 de outubro, para comemorar a fundação, chamado Dia Mundial da Alimentação.

A Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos aproveita a data para promover o I Encontro Regional de Ciência e Tecnologia de Alimentos. O tema do encontro serão os Alimentos e o Meio Ambiente que buscará refletir sobre a relação entre a situação alimentar e o meio ambiente no mundo e, principalmente, no Brasil.

A professora Lucia Maria Jaeger de Carvalho do Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vice-presidente da Seção Regional da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA-RJ) e coordenadora do comitê científico do evento, explica que o intuito do encontro é divulgar pesquisas na área de ciência e tecnologia de alimentos e de alimentação.

De acordo com Lucia Maria a proposta da SBCTA é não ficar restrita à universidade e sim procurar uma atuação multinstitucional com a participação ativa de diferentes setores da área de alimentos.

O encontro acontece no dia 14 de outubro, no salão nobre do Centro de Tecnologia (CT), na Cidade Universitária. Na oportunidade será inaugurada pelo Decano do Centro de Tecnologia, professor Walter Issamu Suemitsu, a sala da SBCTA/RJ conseguida pelo empenho da Presidente da SBCTA/RJ, professora Cheila Mothé.