• Edição 191
  • 01 de outubro de 2009

Cidade Universitária

Plano Diretor será apreciado no Consuni

Vanessa Sol - Olhar Virtual

A comunidade acadêmica da UFRJ conheceu no último dia 28 de setembro, a versão final da proposta do Plano Diretor UFRJ 2020 que irá para apreciação do Conselho Universitário (Consuni), no próximo dia 8. A proposta foi apresentada pelo Comitê Técnico do Plano Diretor (CTPD) durante a plenária de Decanos e Diretores e trouxe as novas emendas à proposta. Durante todo o processo de discussão do PD UFRJ 2020, ao longo deste ano, foram realizados conselhos participativos e oficinas temáticas, cujo objetivo era apresentar à comunidade acadêmica as diretrizes do projeto e colocá-las em discussão.

Dentre as novas emendas, estavam a implementação de políticas urbanas e de saúde, composta por unidades de pronto atendimento à comunidade acadêmica, oferta de vagas de educação infantil para estudantes e moradores (os técnico-administrativos e docentes já têm direitos a essas vagas), Museu de Engenharia no Largo de São Francisco e o Museu Afro-brasileiro. De acordo com o professor Pablo Benetti, integrante do CTPD, esse momento de discussão representa a solidificação do PD UFRJ 2020 e agora “é preciso pensar no segundo passo, a consolidação do projeto”.

No entanto, alguns pontos ainda são frutos de discussão. Os diretores de unidades, sobretudo das alocadas na Praia Vermelha, estão preocupados com a forma de ocupação do local. A diretora do Fórum de Ciência e Cultural, professora Beatriz Resende, apesar de favorável à construção de um Centro de Convenções no local, lembrou que o Palácio Universitário é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e não comporta eventos com grandes demandas de público. “Não podemos desrespeitar as regras de ocupação de um patrimônio tombado pelo IPHAN”, alerta.

Para o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, professor Carlos Levi, a consolidação do PD UFRJ 2020 significa um movimento importante da universidade para pensar no novo horizonte que se abre diante dela. “A materialização desse projeto produzirá uma universidade compatível com as nossas expectativas”. O pró-reitor afirma ainda que o Ministério da Educação está cogitando a possibilidade de ampliar os recursos para a expansão das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

Docentes

Durante a plenária, foram apresentados também os últimos dados sobre a realização dos concursos para o quadro de docentes efetivos da universidade. Segundo o pró-reitor de pessoal, Luiz Afonso Mariz, o prazo final para a conclusão dos concursos está se aproximando e alguns ainda não foram realizados. “A apresentação desses dados tem como objetivo mostrar aos diretores de unidades a necessidade de agilizar a realização dos concursos. Precisamos criar um espírito de cooperação a fim de que todos eles sejam concluídos rapidamente”, enfatizou Mariz.

Para ler a proposta do Plano Diretor 2020 na íntegra acesse aqui.