• Edição 192
  • 08 de outubro de 2009

Microscópio

Doença de chagas em questão

Amanda Salles

O tema “Doença de Chagas, uma análise exploratória: das paisagens da descoberta aos desafios no século XXI” será discutido pelo professor João Carlos Pinto Dias, da Fundação Oswaldo Cruz de Belo Horizonte durante a Conferência Carlos Chagas Filho, que acontece em conjunto com a Semana de Iniciação Científica. Segundo Tânia Ortiga, coordenadora do evento, é de grande necessidade ter a presença de palestrantes de importância nacional para que possam acrescentar bastante conhecimento a todos. “E este ano teremos um doutor que dedicou toda sua vida ao estudo da Doença de Chagas”, diz.

Dentro da Semana Científica haverá diversas palestras para os alunos de pós-graduação e outros estudantes da UFRJ, também voltadas para o assunto da Doença de Chagas, mas com um contexto mais histórico. A apresentação do vídeo “Herdeiros de uma paixão” e a mesa-redonda “Os 100 anos da Doença de Chagas e o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho”, com a participação dos professores e doutores Tecia de Carvalho, Antônio Carlos de Carvalho e George dos Reis, são algumas das atividades da semana.

Dando continuidade à grande novidade da conferência do ano passado, que obteve muito sucesso, alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro participarão de atividades e visitas guiadas ao Instituto, tendo ainda mais contato com a ciência na prática e conhecendo equipamentos antigos. A visita aos laboratórios de pesquisa e ao Espaço Memorial Carlos Chagas Filho, inaugurado ano passado e nunca aberto ao público anteriormente, está no roteiro dos alunos.

“No ano passado, o resultado dessa visita dos alunos de ensino fundamental e médio foi excelente. Recebemos por volta de 250 alunos e conseguimos fazer com que crianças que não tinham nenhum acesso à ciência conhecessem o assunto mais de perto”, relatou Tânia Ortiga.

A conferência

A VIII Conferência Carlos Chagas Filho acontece no dia 19 de outubro, às 14h, no Centro de Ciências da Saúde (CCS). O evento, que é coordenado pela extensão do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, este ano é feito em conjunto com a Semana Científica, do dia 19 a 21 de outubro, também no CCS.

A palestra do professor João Carlos Pinto Dias será no auditório G1-022 do IBCF, que fica na Cidade Universitária. A entrada é franca e aberta ao público.