• Edição 194
  • 22 de outubro de 2009

Agenda

Até 23 de outubro

Inscrições para cursos de pós-graduação em Psiquiatria

Já estão abertas as inscrições para os cursos de pós-graduação (lato sensu) especialização 2010 do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB). Serão realizados os cursos de Assistência a usuários de álcool e drogas, Clínica psicanalítica, Neuropsiquiatria geriátrica, Psicogeriatria, Psiquiatria e psicanálise com crianças e adolescentes e Terapia de família. As inscrições terminam no dia 23 de outubro. As atividades iniciam em 2010.

O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.ipub.ufrj.br. Mais informações pelo e-mail cursoespeciz@ipub.ufrj.br ou telefone (21) 3873-5512. A Secretaria Acadêmica do Instituto de Psiquiatria da UFRJ fica na avenida Venceslau Brás, 71, fundos, campus Praia Vermelha.




Até 23 de outubro

Inscrições para encontro de Fonoaudiologia e Psicomotricidade



As inscrições para o XIII Encontro para Educadores do Grupo de Estudos e Consultórios de Fonoaudiologia e Psicomotricidade Mariângela Stampa acontecem até o dia 23 de outubro. Esta edição, que tem como tema “Alfabetização – Construindo a Leitura e a Escrita”, ocorre no dia 24 de outubro, das 8h às 13h15, no auditório da Clínica Oculistas Associados, localizada na rua Jornalista Orlando Dantas, 49, Flamengo, Rio de Janeiro, RJ.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail mstampa@terra.com.br. Confira a programação pelo site www.sinferj.com.br. Mais informações pelos telefones (21) 2205-7743 e 2205-2205.



23 de outubro

DSTs em destaque no Hospital-Escola São Francisco de Assis



O Laboratório de Estudos em Política, Planejamento e Assistência em DST/Aids (Leppa), do Hospital-Escola São Francisco de Assis (Hesfa/UFRJ), realiza no dia 23 de outubro a palestra “Abordagem Sindrômica das DST e a assistência na Atenção Básica”. Especialistas apresentarão experiências sobre o tema em diferentes cidades do país. O evento acontece das 13h30 às 16h.

O encontro será no auditório do Hospital-Escola São Francisco de Assis. As vagas são limitadas e a inscrição, que é gratuita, pode ser feita através do e-mail: leppa.dstaids@gmail.com. Serão fornecidos certificados aos participantes.

O Leppa estuda as políticas públicas relacionadas às DST/Aids, planejamento de ações em saúde voltadas para a prevenção, diagnóstico e tratamento dessas doenças, assim como a assistência prestada aos portadores de DST/Aids. O Hesfa fica na avenida Presidente Vargas, 2.863, Cidade Nova.





27 de outubro

Seminário de educação e prevenção do uso de drogas

No dia 27 de outubro, das 8h às 17h, o Departamento de Fundamentos em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem (FE) da Uerj promove o “I Seminário Interdisciplinar de Educação e Prevenção do uso de Drogas”. O evento acontece no Espaço Raquel Haddock Lobo, localizado no 7º andar da FE, Boulevard 28 de setembro, 157, Vila Isabel.

Os interessados devem levar uma lata de leite em pó e podem se inscrever no local ou através do e-mail edu.drogas@hotmail.com. Mais informações pelo telefone 2587-6335.





28 de outubro

Sessão aborda complicações na infecção pelo HIV

No dia 28 de outubro, quarta-feira, "Complicações endócrino-metabólicas na infecção pelo HIV" é o tema da sessão do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). O evento traz como palestrante Patrícia de Fátima Teixeira, médica do Serviço de Endocrinologia do HUCFF.

A sessão ocorre às 11h, na sala 5C03, 5º andar do HUCFF, localizado na rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária.



29 de outubro

A vida no mundo pós-moderno

Na quinta-feira, 29 de outubro, às 11h, Roberto Santoro – psiquiatra, psicanalista, chefe do Serviço de Saúde Mental do Hospital Municipal Jesus e presidente do Comitê de Saúde Mental da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ) – ministra a palestra “A vida no mundo pós-moderno”.

O evento faz parte do ciclo de palestras “As quatro estações”, promovido pelo Centro de Estudos Professor José Martinho da Rocha, do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ), que busca discutir aspectos psicológicos, médicos ou sociais do desenvolvimento humano. A apresentação, aberta ao público, ocorre no Anfiteatro Nobre do IPPMG, na Cidade Universitária.




29 de outubro

Simpósio sobre anatomia no Instituto de Ciências Biomédica



Em 2009 o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/UFRJ) completa 40 anos. Para comemorar, durante todo o ano, o ICB promove atividades acadêmicas que constituem a Escola de Altos Estudos “A Biomedicina do Século XXI”. O próximo evento é o “Simpósio Anatomia Moderna como Suporte para as Ciências Biomédicas”, que acontece na quinta e sexta-feira, 29 e 30 de outubro, a partir das 9h, no auditório do Programa de Pós-graduação em Ciências Morfológicas, no bloco F do Centro de Ciências da Saúde, na Cidade Universitária.

Na quinta-feira de manhã ocorrem conferências e discussões sobre neuroanatomia. À tarde, o tema em debate será a anatomia do sistema osteolocomotor. Por fim, na sexta-feira se discute a anatomia do coração. O evento é coordenado pelo professor do Departamento de Anatomia do ICB Vivaldo Moura Neto.

Confira a programação no site www.icb.ufrj.br.



30 de outubro

Ouvidoria Geral da UFRJ na Praia Vermelha


A doutora Luciana Barbosa Musse ministrará, no dia 30 de outubro, a palestra “O papel das ouvidorias na construção da cidadania das pessoas com transtornos mentais”. Na ocasião a palestrante também lançará o livro Novos Sujeitos de Direito: as pessoas com transtorno mental na visão da bioética e do biodireito.

O evento, que é organizado pela Ouvidoria Geral da UFRJ e Ouvidoria do IPUB, ocorrerá às 10h30 no auditório Lemes Lopes do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, na avenida Venceslau Brás, 71, campus da Praia Vermelha.

As inscrições devem ser feitas através do e-mail comunicados@ouvidoria.ufrj.br. Outras informações ligar para (21) 2598-1620.









5 de novembro

Simpósio em Ecologia

Nos dias 5 e 6 de novembro ocorre o VI Simpósio em Ecologia: Interações entre a Antártica e a América do Sul no Ambiente Marinho (Antarctic-South American Interactions in the Marine Environment). O evento conta com a participação de mais de 20 pesquisadores estrangeiros, que se reúnem pela primeira vez em torno deste viés da Ecologia.

O Simpósio acontece a partir das 8h no auditório do Roxinho do Centro Cultural Professor Horácio de Macedo (CCHM), localizado no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) da UFRJ. O endereço é Avenida Athos da Silveira Ramos, 149, Cidade Universitária.







7 de novembro

Terceira etapa do UFRJ Surf 2009

No dia 7 de novembro ocorre a 3ª etapa do Circuito de Surfe da UFRJ. Trata-se da etapa decisiva do UFRJ Surf 2009, que acontece na praia da Barra da Tijuca, próximo ao Posto 4, em Barramares. Concorrem aproximadamente 50 competidores e a disputa dura o dia inteiro. A primeira bateria está prevista para entrar na água às 7h30. As categorias são Masculino Pro, Masculino Pre e Feminino.

Na areia, acontecem simultaneamente outras atrações, como o 2º Desafio Interuniversitário entre equipes da UFRJ e da PUC. O evento ainda conta com a presença do surfista Rico de Souza. Fortalecendo o pilar da conscientização ambiental do projeto UFRJ Surf, serão realizados replantios de mudas nas áreas verdes próximas ao calçadão, além do mutirão de lixo, comandado pelo público presente. Mais informações através do email: ufrjsurf@gmail.com .



Até 13 de novembro

Inscrições para curso de especialização em saúde da mulher e da criança


Estão abertas, até o dia 13 de novembro, as inscrições para o III Curso de Especialização em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil da Maternidade-Escola da UFRJ. O curso é dirigido para profissionais graduados ligados à saúde e a áreas afins, como médicos, assistentes sociais, professores, nutricionistas, entres outros.

Serão oferecidas 30 vagas e a carga horária será de 420 horas. Os interessados devem se inscrever na Divisão de Ensino, rua das Laranjeiras, 180 – Laranjeiras, RJ. Telefones para outras informações: (21) 2285-7935/(21) 2556-9747

O curso conta com o apoio da Faculdade de Medicina de UFRJ, do Departamento de Pediatria e da Fundação Universitária José Bonifácio.