• Edição 196
  • 5 de novembro de 2009

Argumento

Hospital Universitário possui melhores médicos do Rio


Maurício Magalhães Costa, considerado o melhor mastologista, acredita que a atividade de pesquisa é o grande diferencial na medicina

Cília Monteiro

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ carrega uma trajetória de 31 anos, marcada pela excelência em pesquisa, ensino e assistência à população. Essa qualidade se reflete no fato de que três de seus médicos estão na lista dos melhores da cidade do Rio de Janeiro, divulgada pela revista Veja Rio de outubro. O júri foi composto por 25 profissionais notáveis da área de saúde, entre eles Alexandre Pinto Cardoso, diretor do HUCFF. Eles elegeram, entre 21 especialidades, o nome de maior destaque para cada uma.

O médico Maurício Magalhães Costa, chefe do Setor de Oncologia Ginecológica do HUCFF, é um dos que constam da relação, apontado como melhor mastologista. Ao falar sobre os motivos pelos quais acredita que o HUCFF se destacou no ranking, relatou que, em primeiro lugar, a pesquisa clínica e a integração com a área básica são os grandes diferenciais do médico moderno. “Esta parceria permite a maior integração profissional interdisciplinar. Na UFRJ isso é possível, já que o Hospital Universitário e o Centro de Ciências da Saúde (CCS) são vizinhos. Sendo assim, há grande possibilidade de interação”, afirma.

O especialista destacou que a qualidade da Faculdade de Medicina (FM) da UFRJ influencia diretamente no respaldo do HUCFF e que muitos dos profissionais que nela estudaram ocupam posições de destaque. “A UFRJ sempre foi uma formadora de grandes médicos e esta é sua principal missão. A pesquisa divulgada na Veja Rio retratou que mais da metade dos selecionados estudou na FM”, enfatiza.

A importância da pesquisa

O mastologista acredita que, para um paciente que procura informações sobre seu médico na internet, é extremamente positivo se deparar com publicações e pesquisas. “O Curriculum Lattes também acaba sendo uma referência na hora de escolher um profissional de saúde”, observa.

Incansável em seus estudos e com seu Lattes cada vez mais “turbinado”, o mastologista atualmente pesquisa a implantação da mamografia digital no HUCFF. “Este é um trabalho desenvolvido pelo Departamento de Radiodiagnóstico, que visa digitalizar as imagens dos exames, permitindo a melhor análise e armazenamento. O objetivo ainda é possibilitar um futuro tráfego dessas imagens, dentro e fora da instituição”, explica.

Médico, o profissional completo

Maurício acredita que estudantes de medicina que sonham em ter seu trabalho reconhecido devem correr atrás de uma sólida formação científica e acadêmica, além de buscar associação com os melhores profissionais e instituições. Isso tudo somado ao desenvolvimento de um comportamento ético e humanizado. Em seu caso, por exemplo, Maurício por diversas vezes lida com a dificuldade de noticiar para as pacientes que elas foram diagnosticadas com câncer. No entanto, ele afirma que também traz a esperança da cura, mostrando a alternativa de uma cirurgia, quando possível.

Aos 27 anos de carreira, o médico acumula diversas funções: além de trabalhar no HUCFF, é vice-presidente da Federação Latino-Americana de Mastologia e membro da Comissão Educacional da Sociedade Internacional de Câncer Ginecológico, entre muitos outros cargos. “Para exercer a medicina, é preciso ser um profissional completo. E o médico jovem ainda deve entender que, em sua profissão, os resultados são colhidos em longo prazo. Portanto, não adianta ter pressa”, aconselha.