• Edição 197
  • 12 de novembro de 2009

Notícias da Semana

A importância do Intercâmbio na Faculdade de Medicina

Amanda Salles

Aconteceu nesta quinta-feira (12/11), no Auditório Hélio Fraga, o Simpósio França-Brasil, um Seminário Internacional de Integração Universitária que pretende ressaltar a importância de se realizar e facilitar o intercâmbio entre alunos das faculdades de Medicina de todo o mundo.

“Mostrar aos nossos alunos que é possível fazer um bom treinamento oficial, no currículo médico, é um dos principais objetivos do simpósio. Os passos serão curtos, mas queremos que isso se amplie a muitos de nossos alunos, para que todos tenham a chance de conhecer outros pensamentos e ter uma visão mais ampla de tudo”, afirma Alda Bozza, presidente da Comissão de Relações Internacionais e Intercâmbio da Faculdade de Medicina (FM) da UFRJ.

A parceria com as faculdades de Medicina da Université Pierre et Marie Curie (Paris 6) e da Université de la Méditerranée (Aix-Marseille 2) se deve, principalmente, ao ano da França no Brasil. Professores franceses falaram sobre o ensino nas universidades, apresentando toda a estrutura de hospitais e provas, inclusive uma prova nacional para os médicos, que é aplicada no fim da Faculdade de Medicina, em toda a França, fato tão discutido também aqui no Brasil.

Segundo os representantes das universidades francesas presentes no evento, para o intercâmbio há o total de quatro vagas, destinadas a alunos da UFRJ. “Nós também já assinamos um acordo com a Faculdade de Lisboa, devido à facilidade da língua e pelo interesse que ambos possuem em fazer e aumentar o programa de intercâmbio”, relata Alda Bozza.

Vale lembrar que, para participar do intercâmbio, os alunos serão selecionados e avaliados segundo o rendimento escolar de cada um e, a princípio, as vagas são voltadas apenas para alunos da graduação. No futuro, com a conquista de mais acordos e o consequente aumento das vagas, o programa de intercâmbio será expandido para a pós-graduação, as áreas de pesquisa e para os docentes.