Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 201
10 de dezembro de 2009

Argumento

Projeto conscientiza crianças acerca das drogas lícitas

Ana Zahner

Um estudo conjunto da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Complutense de Madrid, na Espanha, divulgado em novembro, apontou números surpreendentes no consumo de tabaco e bebidas alcoólicas entre crianças na faixa etária de 11 anos. Entre os entrevistados, 74,4% das crianças espanholas e 43,8% das brasileiras já ingeriram bebidas alcoólicas. O consumo de tabaco tem percentual menor, de 21,9% na Espanha e 12,7% no Brasil.

Os resultados indicam ainda grande influência dos pais no comportamento, já que muitos deles fazem uso de álcool na presença dos filhos. Para se ter uma ideia, 36,6% das crianças brasileiras admitiram ter visto a mãe embriagada, enquanto 11,6% viram o pai.

Na luta contra esse cenário, o projeto Transformando Potencialidade em Futuro faz há quatro anos um trabalho com a Escola Municipal Tenente Antônio João, localizada na Cidade Universitária, para evitar que os alunos de 6 a 10 anos ingressem no mundo das drogas. O foco são o tabaco e o álcool, lícitos e considerados portas de entrada para outras drogas consideradas mais pesadas.

“A ideia inicial era fazer a prevenção do uso de drogas como um todo, mas fechamos o trabalho com o álcool e o tabaco, já que a pessoa que não fuma e não bebe dificilmente se envolverá com drogas ilegais, como a cocaína”, esclarece a professora Márcia Trotta, coordenadora do projeto, que também é fonoaudióloga e integrante do Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NETT).

Trotta acredita que a informação por si só não leva à mudança de comportamento. Assim, as dinâmicas realizadas tentam trazer as experiências de cada criança, deixando-as mais familiarizadas com o assunto. Depois, elas viram multiplicadoras e transpõem esse conhecimento no dia a dia ao convencer uma avó a parar de fumar ou o pai a não beber.

A coordenadora revelou que a iniciação à experimentação das drogas começa muito cedo e normalmente dentro da própria casa da criança. Segundo ela, há casos de pacientes que começaram a fumar com cinco anos de idade, pois acendiam o cigarro para os parentes, e acabaram se tornando dependentes.

“Temos que trabalhar a prevenção e a promoção de saúde com as crianças menores – não adianta falar de prevenção com adolescentes de 15 a 16 anos, porque nessa faixa etária esse uso já não é uma experimentação, é regular”, explica.

O projeto de extensão não traz vantagens apenas para as crianças da escola. Os estagiários, graduandos da UFRJ, também se beneficiam, podendo entrar em contato com a realidade brasileira. O Transformando Potencialidade em Futuro leva conhecimento para a comunidade e também traz dela algo que falta, segundo ela, na academia: “O contato com o verdadeiro Brasil, que não se vê nos planos particulares de saúde.”

Sem dados estatísticos para confirmar resultados positivos, a coordenadora do projeto acredita que a mensagem tem sido passada só pela vivência com os estudantes. Para ela, alunos que participaram do início do programa ainda procuram os coordenadores e estagiários em busca de outros tipos de aconselhamento, como sobre sexualidade.

Para Márcia Trotta, o laço de afetividade criado entre as partes tem importância, pois é observado que o uso de drogas tem início na falta de um projeto de vida. Muitas das crianças não têm perspectiva de vida futura, e o projeto trabalha também com o fortalecimento da consciência crítica e da autoestima.

Ao lado de outros dois programas do Centro de Ciências da Saúde (CCS), o projeto Transformando Potencialidade em Futuro será desenvolvido no município de Maricá, ampliando a troca entre universidade e comunidade. “A experiência fora dos muros da UFRJ traz a possibilidade de um aprendizado maior dos estagiários de extensão e também possibilita que o conhecimento acadêmico possa ser aproveitado na prática”, concluiu Márcia Trotta.

Anteriores