• Edição 042
  • 29 de junho de 2006

Notícias da Semana

Toma posse novo diretor da Faculdade de Farmácia

Mariana Elia

Ocorreu nesta quinta-feira, dia 29, no auditório do “Quinhentão”, a posse do novo diretor da Faculdade de Farmácia, Carlos Rangel Rodrigues. Além de Carlos Rodrigues, compuseram a mesa de cerimônia, o prefeito da Cidade Universitária, Hélio de Mattos, a vice-reitora, Sylvia Vargas, o decano em exercício, Paulo Bisch, o vice-diretor eleito, Lúcio Mendes Cabral, e o antigo diretor da Faculdade, José Carlos Saraiva Gonçalves.

Após a execução do hino nacional e da assinatura do documento de posse pelo professor e pela vice-reitora, foi passada a palavra ao ex-diretor José Carlos Saraiva, que disse: “meu desejo sincero é que o Rangel tenha êxito, que consiga trazer à Faculdade aquilo que falta”. Segundo ele, a Farmácia atingiu a tríade ensino/pesquisa/extensão por conta do entendimento entre os docentes.

O novo diretor, muito emocionado, repetiu diversas vezes a satisfação que sente em tomar posse no cargo. Agradeceu a todos os presentes, integrantes da Faculdade e de sua chapa. Em breve resumo de sua trajetória, relembrou sua vinda de Campos dos Goytacazes, sua entrada como estudante na UFRJ e sua admiração ao antigo reitor Horácio Macedo, o qual, segundo ele, defendia a importância e o papel da universidade como elemento transformador da sociedade.

A importância do voto paritário em todas as esferas administrativas foi defendida por Carlos Rodrigues, que disse: “considero a paridade o gesto mais respeitoso que se pode ter nos diferentes setores da Universidade”. Ele ressaltou a característica de universalidade e igualdade da prática do voto, “pois é momento onde todos são iguais”. E aproveitou para destacar a grande participação do corpo discente na eleição para diretor. Carlos Rodrigues levantou ainda questões relativas à permanência da meritocracia dentro da Universidade, o que perpetua o grande número de renegados na sociedade.

Por fim, foram realizadas homenagens a docente Miriam Moura Ribeiro Leite e a funcionária técnico-administrativo Rosana Severino que segundo José Carlos Saraiva, “representam a essência da Faculdade de Farmácia”. As homenageadas receberam a placa honrosa das mãos do ex-diretor e agradeceram emocionadas.

O encerramento foi feito pela vice-reitora, que ressaltou a importância do Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o futuro da universidade. “A construção coletiva, a qual estão todos convidados, do PDI é mais uma oportunidade de atualização institucional


DCE se prepara para o PDI

Aline Durães, do Olhar Virtual

foto no foco

A Chapa 1, intitulada como “Oposição – DCE em movimento, juntos pela UFRJ”, venceu as eleições para a direção do Diretório Central de Estudantes Mário Prata (DCE/UFRJ) no dia 9 de junho. Embora ainda não tenha tomado posse, a nova gestão já se mostra animada para a discussão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O reitor Aloísio Teixeira pretende se reunir com o DCE assim que acabar o processo de transição de diretorias do órgão.

Os membros da Chapa 1 encaram os debates do plano qüinqüenal como uma oportunidade única de o corpo discente decidir prioridades e pensar melhorias para a universidade. “Nossa intenção é trazer todos os estudantes para essa discussão. Eles devem se sentir estimulados a dar opiniões e a procurar soluções para os problemas da UFRJ”, afirma Mirian Starosky, aluna do Instituto de Psicologia.

A nova direção do DCE/UFRJ intenta fazer algumas sugestões para a versão final do PDI, que será redigida no segundo semestre desse ano, após as reuniões da reitoria com a comunidade acadêmica. Entre as propostas dos estudantes estão a construção de um restaurante universitário no centro da cidade do Rio de Janeiro, para atender os alunos que estudam nas redondezas, e um projeto de revitalização e ampliação no número de vagas do alojamento estudantil, localizado na Ilha do Fundão.

Gustavo Moura, aluno do curso de História e integrante da chapa vencedora, afirma que um outro ponto a ser discutido pelos estudantes é a questão da paridade nas eleições. “Essa é uma bandeira histórica do movimento estudantil. Queremos os votos de docentes, alunos e técnicos-administrativos com o mesmo peso”, reivindica.

A Chapa 1 vai realizar um congresso interno assim que tomar posse na direção do DCE/UFRJ. A intenção é fomentar a discussão e uniformizar as propostas do grupo. “Temos plena noção de que o PDI não é apenas um documento da reitoria, mas sim um projeto estratégico para toda a universidade”, enfatiza Gustavo Moura.


Inauguração de Laboratório do ICB

Mariana Granja

foto no foco

O Laboratório de Informática do Instituto de Ciências Biomédicas Professor Emérito Carlos Nilo Gondim Pamplona foi inaugurado dia 29, no Bloco K do CCS, contando com a presença do diretor do Instituto de Ciências Biológicas Professor Adalberto Vieyra, da vice-reitora, professora Sylvia Vargas e do professor Emérito Carlos Pamplona.

O laboratório, voltado para os estudantes do curso de Biomedicina da UFRJ, tem como objetivo “fazer com que os estudantes tenham acesso a bases de dados, ao portal de periódicos da Capes, que possui mais de dez mil arquivos, além de 200 bases de dados de todas as ciências”, explica Adalberto Vieyra.

- Passamos a contar também com o acesso ao portal de todos os livros publicados a partir do século XVIII que foram digitalizados, e que permitem o estudo da evolução do pensamento científico a partir do Iluminismo – ressalta o professor.

Segundo ele, o laboratório será um local de convívio dos estudantes, num espaço que lhes é próprio. “Haverá monitores que receberão bolsas e que poderão prestar assistência técnica aos estudantes em horários pré-determinados, permitindo o sucesso do laboratório”, explica.

O professor Carlos Pamplona, que teve seu nome dado ao laboratório, foi homenageado na ocasião, recebendo uma placa dos alunos do curso de Biomedicina e sendo muito aplaudido pelos presentes.