• Edição 089
  • 12 de julho de 2007

Agendas

Pesquisa de audiometria recruta voluntários

O Setor de Audiometria do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), da UFRJ, está recrutando voluntários para pesquisa sobre perda de audição causa pelo cigarro. É necessário ser do sexo masculino, ter entre 18 e 40 anos, fumar há pelo menos cinco anos, não ter problemas de audição e não trabalhar em locais com ruído excessivo.

Os interessados devem procurar a Dra. Daniela Oliveira no Setor de Audiometria, no 3º andar do HUCFF ou no telefone 8647-7007. Os exames, que devem ser marcados com antecedências, são realizados às quartas, das 10h30min às 16h, e às quintas-feiras, das 8h às 11h30min.


Tratamento periodontal gratuito na Faculdade de Odontologia

A Faculdade de Odontologia da UFRJ está selecionando jovens entre 18 e 35 anos que apresentem dentes amolecidos e sangramento na gengiva para tratamento gratuito. Os interessados devem procurar a Clínica de Periodontia, no 2º andar da Faculdade de Odontologia, no prédio anexo ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no campus do Fundão. Durante os meses de julho e agosto, os pacientes passarão por uma triagem.

O atendimento é realizado às segundas, das 13h30min às 16h; às quartas, das 8h30min às 12h e às sextas-feiras, das 8h30min às 16h. Dúvidas são esclarecidas pelo Dr. Vitor Varela, pelo telefone 9602-9150 ou no e-mail varelacd@terra.com.br, ou pela Arlene, que pode ser encontrada nos telefones 2562-2035, 2562-2049 e 2562-2039.


16 de julho - Morfologia de Crustáceos

O Ciclo de Palestras do Programa Avançado de Neurociências 2007, promovido pelo Instituto de Ciências Biológicas, realiza no dia 16 de julho, às 12h, a palestra Crustáceos: o que eles podem nos ensinar ao serem usados como modelo em Neurobiologia.

A professora convidada é Silvana Allodi, pós-doutora pela Rice University, de Houston, Texas e doutora em Ciências pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. Silvana coordena a pesquisa sobre Morfologia de Crustáceos no Laboratório de Neurohistologia e Ultraestrutura, do ICB.

O ciclo de palestras ocorre às segundas-feiras, no auditório do Departamento de Anatomia, bloco F do Centro de Ciências da Saúde, no campus do Fundão.


16 de julho - Visita à Imunologia

O Hospital Pró-Cardíaco oferece uma visita à imunologia, guiada pelo professor Nelson Vaz, que acontece entre os dias 16 e 20 de julho, das 17 às 19h. A visita propõe a explanação de temas como o estado da arte na Imunologia, o emergir da imunopatologia, entre outros.

O público alvo do evento são médicos, estudantes de medicina e profissionais da saúde com áreas afins à imunologia. As vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone (21) 2131-1444 ou pelo site www.procardiaco.com.br


19 de julho - Lançamento de Livro

O livro Atlas de Anatomia Cirúrgica dos Nervos Periféricos, de autoria dos professores Maurício Moscovici e Flávio Freikel, do Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC / UFRJ) será lançado no dia 19 de julho, no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura, que fica no Palácio Universitário da Praia Vermelha, à av. Pasteur 250, Urca.

O evento inicia-se às 20h, com a apresentação do “Atlas” seguido por um recital de piano oferecido pelo professor Mirto Prandini, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).


20 de julho - Treinamento em Fisioterapia

As inscrições para o Programa de Treinamento Profissional em Fisioterapia, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, estão abertas até o dia 20 de julho. Com organização do Serviço de Fisioterapia e da Coordenação de Atividades Educacionais (CAE), o curso não cobra taxa de inscrição. Mais informações no telefone 2562-6027.


30 e 31 de julho - I Simpósio de Oncobiologia

O Centro de Ciências da Saúde da UFRJ sedia, nos dias 30 e 31 de julho, o I Simpósio de Oncobiologia do Rio de Janeiro. Iniciativa do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM–UFRJ), o evento acontece no auditório do Departamento de Anatomia, no primeiro andar do bloco F, e tem sua mesa de abertura composta pelos professores Marcos Moraes, coordenador do Programa de Oncobiologia, Roberto Lent, diretor do Instituto de Ciências Biológicas, e a professora Vivian Rumjanek.

O primeiro dia do evento conta com uma conferência e um mini-curso sobre a célula leucêmica, ministrado pela pesquisadora convidada Jean Y. J. Wang, pós-doutora em bioquímica pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, e pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Ainda no primeiro dia, os alunos apresentam seus trabalhos na sessão de pôsteres – que têm formato livre e podem ser enviados até o dia 15 de julho para o email simposio_oncobiologia@yahoo.com.br

Já no segundo dia de atividades, acontecem palestras de diversos pesquisadores: Adalberto Vieyra, Vivaldo Moura Neto, Lina Zingali, Claudia Galo, Mônica Lomeli, Januário Bispo Cabral, Sandra König, Tatiana Sampaio, Eleonora Kurtenbach, Denise Pires Carvalho, entre outros, coordenados pela professora Helena Borges.