• Edição 115
  • 21 de fevereiro de 2008

Cidade Universitária

Horto e DIOP, o verde na Cidade Universitária

Priscila Biancovilli

Para receber os novos alunos em março, o Horto, junto com a Divisão de Operações (DIOP) da Prefeitura Universitária, promove a manutenção de toda a área verde do campus, inclusive dos canteiros centrais, dos jardim das unidades e do gramado que cobre boa parte da extensão da ilha.

- Desde meados de dezembro até o fim de fevereiro, o Horto se dedica à manutenção dos jardins e reposição de mudas -, afirma Beatriz Emilião Araújo, coordenadora das atividades. Cerca de 25 funcionários estão voltados apenas para a manutenção dos jardins em todos os prédios e espaços da universidade. Esta mobilização acontece todo ano, no período das férias. A partir de março, as atividades se normalizam. “Vamos manter uma equipe de cinco pessoas dedicadas à manutenção, o restante fica responsável pela execução (criação) de novos jardins”, explica Beatriz. Algumas unidades estão interessadas em receber estes novos espaços verdes já a partir de março, como o Setor de Transportes e o Instituto de Meteorologia, no CCMN.

Outros 30 funcionários do DIOP são responsáveis por toda a limpeza do campus, incluindo a manutenção paisagística. Junto com uma empresa terceirizada, a RODOCON, eles atuam também na capina do gramado do campus do Fundão e da Praia Vermelha. “Os funcionários do DIOP praticamente não trabalham na parte de poda e capinagem, isto fica mais a cargo da empresa terceirizada. Porém, alguns pequenos trechos do campus ainda estão sob nossa responsabilidade”, finaliza Luciane Magdalena, coordenadora da DIOP.