• Edição 159
  • 29 de janeiro de 2008

Cidade Universitária

Novos carros para patrulhar a Cidade Universitária

Sidney Coutinho - AgN/CT

Para patrulhar os cerca de 4,6 milhões de metros quadrados da Cidade Universitária, a Divisão de Segurança (Diseg) da UFRJ conta, desde segunda-feira (26/1), com três novos carros. Equipados com giroscópio e radiocomunicadores, os veículos darão apoio ao serviço integrado da Central de Monitoramento por Câmeras e da Central de Operações da Diseg.

Os veículos são da marca Peugeot, modelo 206 FLEX 1.4. Foram adquiridos após uma licitação realizada em dezembro e irão substituir veículos mais antigos, com mais de 180 mil quilômetros rodados.

— A UFRJ procura investir constantemente em segurança interna. Infelizmente, nós não adquirimos mais viaturas devido ao pequeno efetivo que temos. Solicitamos ao governo federal abertura de concurso para 100 vigilantes, mas ainda não há sinais que garantam a seleção. O ideal seria o dobro da frota em circulação — afirmou o prefeito da Cidade Universitária, Hélio Mattos.

Dois vigilantes irão integrar cada equipe das patrulhas motorizadas, que circularão entre 6h e 23h, por uma área equivalente aos bairros de Ipanema e Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Desde a implantação do serviço, em 2004, o número de crimes na região onde circulam diariamente perto de 65 mil pessoas e 25 mil veículos apresentou forte queda, de acordo com as estatísticas.

A ronda extensiva dispõe de seis veículos e faz parte do Plano Integrado de Segurança da Universidade implementado pela Prefeitura. Pelo telefone 2598-1900, a comunidade pode pedir ajuda em situações de emergência à Diseg. Segundo Mattos, o tempo de resposta ao atendimento é de 5 minutos, em média. Para ele, a participação das pessoas é fundamental para reduzir o número de delitos na Cidade Universitária.

— Em breve vamos instalar novas cancelas nos portais do campus. Por isso, reforço o apelo para que as pessoas cadastrem seus automóveis no do Sapros (www.sapros.com.br) — finaliza Hélio Mattos, referindo-se ao sistema controlador do ingresso de veículos  nos quatro acessos à Cidade Universitária.