• Edição 161
  • 26 de fevereiro de 2009

Agenda

Diversidade sexual na escola

Como lidar com a sexualidade no ambiente escolar? Essa e outras questões relacionadas serão debatidas no curso “Diversidade Sexual na Escola e Gravidez na Adolescência”, oferecido pelo Projeto Diversidade Sexual na Escola, da UFRJ. O conteúdo é voltado para professores, gestores de educação, coordenadores pedagógicos e outros profissionais da área de educação.

O curso é gratuito e dividido em cinco módulos, em que são previstas oficinas práticas e aulas teóricas, articulando conceitos desenvolvidos pela academia e experiências concretas. As aulas ocorrem aos sábados, de 14 de março a 30 de maio, em Maricá (RJ), onde a Prefeitura apóia o projeto.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela página www.papocabeca.me.ufrj.br/diversidade. O conteúdo programático completo também está disponível no site. Mais informações: 2598-1892.


Seleção de bolsista em Ciências Biológicas

A Coordenação de Extensão do Centro de Ciências da Saúde (CCS) está selecionando bolsista para atuar no programa Saúde e Educação para a Cidadania. O candidato deve ser aluno de graduação em Ciências Biológicas ou área afim, a partir do terceiro período, e ter interesse por educação ambiental. É necessário que haja disponibilidade para início no dia 2 de março.

Para participar da seleção basta enviar com urgência o currículo para extensao@ccsdecania.ufrj.br, colocando como assunto “seleção de bolsista”. Mais informações pelo telefone: 2562-6704.


Simpósio Psiquiatria Forense na Atualidade

Estão abertas as inscrições para o simpósio Psiquiatria Forense na Atualidade, realizado pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ. O evento acontece nos dias 3 e 4 de abril e destaca temas como aspectos legais, legislação e avaliação. Antes do início da programação, foram preparados dois cursos pré-simpósio: o primeiro sobre laudos, exclusivo para médicos e estudantes de Medicina, e outro sobre os aspectos relacionados à avaliação de periculosidade.

Para participar, é preciso preencher a ficha de inscrições disponível no site e enviá-la, juntamente com o depósito bancário, para o endereço indicado. O processo também pode ser feito pessoalmente, no prédio do Instituto, na Praia Vermelha. O evento conta com o apoio da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) e da Associação Psiquiátrica do Estado do Rio de Janeiro (Aperj).

Mais informações: www.ipub.ufrj.br.


Curso de Biossegurança em Acupuntura

Nos dias 3, 17 e 24 de abril, a Gerência de Práticas Integrativas da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) do Rio de Janeiro promove a 13ª edição do Curso de Biossegurança em Acupuntura. Aberto ao público em geral, o curso tem como objetivo divulgar técnicas de segurança no manuseio de agulhas, além de esclarecer dúvidas sobre a técnica terapêutica.

Durante o evento, serão debatidos temas como biossegurança na prática da acupuntura, espaço e ambiente de trabalho, uso de anti-sépticos, medidas de precaução, acidentes com material biológico, entre outros. A programação conta ainda com uma palestra sobre os motivos que levam o profissional de saúde a deixar de cuidar de si mesmo.

A 13ª edição do Curso de Biossegurança em Acupuntura acontece das 9h às 13h, no auditório do Laboratório Central Noel Nutels (Lacenn), localizado na rua do Resende, 118, Bairro de Fátima, RJ. Inscrições pelo telefone 2299-9740 ou pelo e-mail acupuntura.saude@saude.rj.gov.br.


XXIV Prêmio Jovem Cientista

Estão abertas até o dia 31 de julho as inscrições para o XXIV Prêmio Jovem cientista, com o tema “Energia e Meio Ambiente – soluções para o futuro”. Cinco categorias serão premiadas: Graduado, Estudante de Ensino Superior, Estudante de Ensino Médio, Orientador e Mérito Institucional. Há ainda uma Menção Honrosa para um pesquisador com título de doutor que se destaque por sua trajetória na área relacionada ao tema do prêmio. As premiações são de até 30 mil reais.

As inscrições podem ser feitas pela internet ou pelos correios. O regulamento do prêmio e a ficha de inscrição estão disponíveis em www.jovemcientista.cnpq.br.


Até 28 de fevereiro

Seleção para bolsas de pós-doutorado

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia: Controle Biorracional de Insetos Pragas e o projeto temático do grupo de produtos naturais do Departamento de Química (DQ) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) selecionam, até o dia 28 de fevereiro, candidatos a bolsas de pós-doutorado que tenham títulos em Química (Produtos Naturais, Síntese, Eletroquímica), Biologia (Zoologia, Entomologia), Bioquímica, Farmácia ou outras áreas correspondentes.

Aqueles que optarem pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia: Controle Biorracional de Insetos Pragas desenvolverão projetos em uma das seguintes instituições: UFSCar, Unesp (Rio Claro/SP), ESALQ (Piracicaba/SP), UFSE (Aracaju/Se), UFPR (Curitiba/Pr), CEPLAC (Belém/Pa) ou (Salvador/Ba). No Laboratório de Produtos Naturais do DQ, as pesquisas serão realizadas na UFSCar ou Unesp com financiamento da Fapesp.

Os candidatos podem se inscrever ainda em áreas específicas: imobilização de enzimas em suportes cromatográficos, cinética enzimática e em cromatografia líquida; cultura de microorganismos, isolamento de seus constituintes químicos e biotransformações de produtos naturais com atividade sobre insetos; bioensaios para controle de insetos e manutenção dos mesmos; transformação de produtos naturais em complexos com metais e desenvolvimento de eletrodo modificado para detecção de atividade em enzima relacionada à atividade inseticida.

As bolsas têm duração de 24 meses, com possibilidade de prorrogação, e começam a ser distribuídas a partir de março. Os interessados devem ter, no mínimo, três artigos publicados em revistas especializadas no campo escolhido. Mais informações no edital, disponível em www2.ufscar.br/uploads/editais.doc, ou pelos telefones (16) 3351-8085 e 3351-8093.


03 de março

Internet e Saúde: recursos, aplicações, pesquisa

No dia 3 de março acontece a palestra “Internet e Saúde: recursos, aplicações, pesquisa”, que aborda o fenômeno da explosão informacional e a constituição contemporânea da sociedade da informação, focando no impacto sobre a área da saúde. Os palestrantes são Jorge Biolchini, da PUC-Rio, e Beatriz Vincent, da Fiocruz.

O evento ocorre às 19h na PUC-Rio: rua Marquês de São Vicente, 225, Casa XV, Gávea. A entrada é gratuita. Mais informações na página www.cce.puc-rio.br ou pelo telefone 0800 970 9556.


05 de março

Aula inaugural da Escola de Enfermagem Anna Nery

No dia 5 de março acontece a aula inaugural da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), com a temática “Política nacional de prevenção contra a dengue”. A convidada para falar sobre o assunto é a enfermeira Ana Cristina Simplício, consultora técnica do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde.

A aula ocorre às 10h, no Auditório Rodolpho Paulo Rocco, localizado no bloco K do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Cidade Universitária.


06 de março

Conferência sobre “terceirização” dos cuidados com os filhos

No mundo contemporâneo, em que pais e mães dedicam bastante parte de seus dias ao trabalho e sustento do lar, é comum que os filhos fiquem sozinhos  ou aos cuidados de terceiros, seja em creches ou em casa com uma babá.  Essa chamada “terceirização” é analisada pelo médico pediatra José Martins Filho no livro A criança terceirizada: Os descaminhos das relações familiares no mundo contemporâneo, que aborda ainda a história da criança na sociedade e a evolução das relações familiares.

No próximo dia 6 de março, Martins Filho estará presente na conferência de abertura do semestre letivo da Maternidade Escola da UFRJ, a ser realizada pelo Curso de Especialização em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil. O médico, que já foi reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e ganhador em 1996 do Prêmio Jabuti com outra publicação, Lidando com crianças, conversando com seus pais,  autografará exemplares do livro agora lançado.

O evento tem entrada franca e acontece às 10h30 no Auditório Nobre da Maternidade Escola, que fica na rua das Laranjeiras, 180, Laranjeiras, Rio de Janeiro.