• Edição 162
  • 05 de março de 2009

Notícias da Semana

Escola de Enfermagem realiza aula inaugural

Beatriz da Cruz

O auditório Rodolpho Paulo Rocco esteve lotado na manhã de hoje, 5 de março,  para dar as boas-vindas aos calouros do primeiro semestre da Escola de Enfermagem Anna Nery e receber seus alunos mais antigos. A cerimônia, que aconteceu às 10h, foi apresentada pela vice-diretora, professora Regina Célia Gollner Zeitoune, e contou também com a presença do superintendente do CCS, professor Roberto Leal, do coordenador de graduação, professor Marco Antônio Gomes Brandão, da professora Márcia de Assunção Ferreira, além de outros professores e coordenadores do curso.

Após a execução do hino nacional, os novos alunos entraram em contato com um ritual importante para a enfermagem. Em atividades solenes da EEAN há uma lâmpada que é acesa sempre por um enfermeiro, que neste caso foi o coordenador Marco Antônio Brandão. Segundo a vice-diretora, trata-se de um ritual importante durante o qual os enfermeiros presentes se colocam de pé. Ela adiantou que os alunos conhecerão melhor esse ritual durante a disciplina de História da Enfermagem. Aos alunos foi ressaltado que o momento pelo qual a UFRJ passa é de expansão, com novos cursos na Cidade Universitária e uma nova turma de enfermagem em Macaé.

O diretório acadêmico foi representado pelo aluno Glauber, que apresentou os demais integrantes do diretório aos novos estudantes e os convidou a participar futuramente da organização. “Estamos à disposição para o que vocês precisarem e estamos com o tempo aprendendo a fazer política. Nunca tenha medo do outro só porque ele é um pouco mais graduado que você”, disse Glauber.

Para ministrar a aula inaugural foi convidada a enfermeira Ana Cristina Simplício, que trabalha na secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Ela apresentou a conferência “Política Nacional de Prevenção e Controle da Dengue” e começou com uma breve explicação da doença. Foram apresentados dados comprovando que a dengue é endêmica em mais de 100 países e que no Brasil é um problema crescente e prioritário de saúde pública. Ela apresentou ainda os critérios para diferenciação dos tipos de dengue e, por fim, discutiu quais as áreas de atuação da enfermagem junto ao trabalho de luta contra a doença.