• Edição 162
  • 05 de março de 2009

Microscópio

Instituto de Biologia comemora 40 anos

Sofia Moutinho

Criado em 1968 a partir do Departamento de História Natural da Faculdade Nacional de Filosofia, o atual Instituto de Biologia da UFRJ (IB) continua as comemorações de seus 40 anos, iniciadas no final do ano passado com a realização da XII BioSemana, com um evento em sua homenagem no próximo dia  23  de março, às  18h, no auditório do Centro de Tecnologia (CT).

O Instituto de Biologia é estruturado nos Departamentos de Biologia Marinha, Botânica, Ecologia, Genética e Zoologia, além de possuir também duas unidades avançadas: o Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (NUPEM) e o Núcleo de Ciências Ambientais (NADC). São formados, na graduação, biólogos especializados em diversos campos: Biologia Marinha, Biologia Vegetal, Ecologia, Genética e Zoologia. Na pós-graduação o Instituto possui os Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Genética, que já formaram mais de 190 mestres e doutores desde sua criação.

A integração inter-acadêmica é um dos fatores responsáveis pela excelência do IB. Além da atividade de docência, os professores do instituto ainda atuam como orientadores dos cursos de Biologia Marinha da Universidade Federal Fluminese (UFF) e de Oceanografia do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP). Quanto à pesquisa, hoje são mais de 75 linhas nas diferentes áreas da Biologia.

O evento, que relembrará a história do IB, contará com a presença do reitor Aloísio Teixeira, da vice-reitora Sylvia da Silveira de Mello Vargas e também com um concerto de gala no auditório do CT, localizado na av. Athos da Silveira Ramos, 149, Cidade Universitária.