• Edição 163
  • 12 de março de 2009

Cidade Universitária

Relatório da Praia Vermelha em fase de conclusão

Marcio Castilho - AgN/PV

Os integrantes do grupo de trabalho que discute o Plano Diretor no campus da Praia Vermelha estão concluindo o relatório do Plano de Ocupação e Uso da Praia Vermelha (POUPV). Na última quarta, dia 11, eles se reuniram na sala da Coordenação do Fórum de Ciência e Cultura (FCC), no Palácio Universitário, para mais uma rodada de debates sobre os pontos a serem incluídos no documento final. O relatório será entregue ao Comitê Técnico do Plano Diretor (CTPD).

Participaram da reunião Carlos Frederico Leão Rocha, professor do Instituto de Economia, Ary Barradas, diretor adjunto do curso de Administração, Marcos Jardim, diretor do Instituto de Psicologia, Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva, diretora da Escola de Serviço Social, Marcio Amaral, vice-diretor do Instituto de Psiquiatria, e Flamínia Flammini, representando o Instituto de Neurologia.

O relatório deve incluir as propostas do grupo para a utilização do Palácio Universitário, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), alternativas de ocupação do campus da Praia Vermelha e a possibilidade de criação de um pólo integrado de saúde, reunindo os institutos de Neurologia e Psiquiatria da UFRJ, dentre outros pontos. Durante as reuniões, os integrantes do POUPV também abordaram a idéia de construção de um Centro de Convenções, complementando as atividades culturais do Palácio Universitário.

O Comitê Técnico do Plano Diretor discute a integração das unidades acadêmicas da UFRJ na Cidade Universitária. Representantes dos cursos sediados na Praia Vermelha defendem um debate mais amplo envolvendo professores, funcionários e alunos sobre a proposta de transferência. Será anexado ao relatório o documento elaborado no ano passado, intitulado “Contribuição das unidades da Praia Vermelha à elaboração das diretrizes do Plano Diretor UFRJ – 2020”.