• Edição 168
  • 16 de abril de 2009

Cidade Universitária

UFRJ assina contrato para capina da Cidade Universitária


Outra novidade é a substituição da empresa que faz o serviço de transporte no campus

Miriam Paço e Thiago Etchatz

A Ponta do Céu é a nova responsável pela capina da Cidade Universitária. A empresa assinou com a Superintendência de Administração e Finanças o contrato em caráter emergencial, com duração prevista de 90 dias.

Além da capina, a empresa fará varrição, limpeza de bueiros e bocas-de-lobo, conservação dos mobiliários urbanos, manutenção dos jardins didáticos do CCS, das ruas, avenidas e do Horto Universitário, entre outros serviços.

A empresa já iniciou o recrutamento de pessoal e a montagem da base de operações com caminhões, tratores e implementos agrícolas. Desde o fim do contrato com a empresa Rodocon, há mais de um mês, a capina não era feita, mas deve recomeçar ainda esta semana.

Ponta do Céu é uma empresa de Engenharia Agronômica e Florestal atuante na conservação de áreas verdes e na recuperação ambiental de áreas degradadas.

Nova empresa de ônibus

Os usuários dos ônibus que circulam pelos campi da UFRJ no Rio de Janeiro contam desde sábado (11/4) com uma nova frota de veículos exclusivos, conforme prevê o contrato com a Viação Normandy do Triângulo, que substituiu a antiga concessionária. Além de transportar alunos e funcionários da UFRJ pela Cidade Universitária, Praia Vermelha e pontos estratégicos da cidade, como o Centro do Rio, a nova empresa criou uma linha diária entre a Cidade Universitária e o Polo de Xerém.

O novo trajeto atende a demanda da comunidade acadêmica pela integração com o novo polo da UFRJ no município de Duque de Caxias. Em parceria com a prefeitura local, o polo abriga atualmente o curso de Biofísica e, nos próximos anos, será a sede dos cursos de Meteorologia, Ciências Forenses e Nanotecnologia.

Segundo o prefeito da Cidade Universitária, Hélio Mattos, a substituição da antiga concessionária — Real Brasil, que operava os itinerários desde 2007 — pela Normandy ocorreu apenas em virtude da escolha da vencedora da última licitação, como preconiza a legislação Federal. A Divisão de Tráfego da Prefeitura Universitária é responsável por toda a parte operacional de planejamento e fiscalização do transporte da UFRJ.

Para facilitar a identificação dos ônibus, a equipe de desenho industrial da Divisão de Programação Visual da Prefeitura Universitária desenvolveu o projeto gráfico para os veículos, com predomínio da cor azul. “O mais importante é que os ônibus são caracterizados com um layout exclusivo para a UFRJ”, reiterou Hélio Mattos. Ele confirmou a manutenção dos tradicionais horários e rotas, que podem ser consultados no site http://www.prefeitura.ufrj.br/onibus.htm.

O prefeito procurou tranquilizar os usuários, esclarecendo que atrasos, como o ocorrido na segunda-feira (13/4), foram em decorrência do tráfego na cidade. “A empresa me informou que o havia um grande engarrafamento na Linha Vermelha e Perimetral”, disse ele, em relação à demora de quase meia hora na saída da linha externa Praia Vermelha-Cidade Universitária.