• Edição 169
  • 30 de abril de 2009

Teses

Estudo mapeia vias neurais no sistema sensorial de camarões


Cília Monteiro

Dib Ammar, aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), defende sua tese de doutorado no dia 6 de maio. O trabalho, intitulado “Mapeamento das vias neurais no sistema sensorial de camarões (Crustacea, Decapoda) e suas implicações filogenéticas”, está sob orientação da professora Silvana Allodi. A defesa acontece às 13h no Anfiteatro do ICB, localizado no bloco J do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

De acordo com o doutorando, o estudo do sistema nervoso de crustáceos tem contribuído muito para a consolidação de conceitos importantes em neurociência, com destaque nos estudos de neurobiologia comparativa. Assim, a análise filogenética da organização do cérebro de crustáceos pode fornecer pistas sobre o modelo de organização do sistema nervoso central dos cordados.

No trabalho de Dib, a organização de regiões específicas do cérebro de três espécies de camarões marinhos, que pertencem à subordem Dendrobranchiata, foi comparada com as mesmas regiões do cérebro de camarões de água doce, pertencentes à subordem Pleocyemata. Para tal, foram realizadas marcações celulares visando identificar os componentes neuronal e glial, bem como o reconhecimento de neurotransmissores e neuromoduladores.

Em conjunto, essas marcações possibilitaram a identificação de estruturas e de novas vias de conexão neural, até então não descritas para as espécies estudadas. Por fim, os resultados contribuem para a melhor compreensão do funcionamento do cérebro primitivo. Ainda apontam para a possibilidade de uma reinterpretação da filogenia dos crustáceos decápodes, a qual está baseada, entre outros critérios, na organização do seu sistema nervoso.