• Edição 169
  • 30 de abril de 2009

Microscópio

Serviço de Psiquiatria promove Centro de Estudos

Igor Costa

A discussão entre médicos e pesquisadores é importante para que haja a melhor compreensão de temas. Para realizar a troca de opiniões e a interação intelectual entre médicos, o Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) promove semanalmente o Centro de Estudos Professora Lúcia Spitz.

O Centro de Estudos tem sua programação dividida entre a divulgação dos temas escolhidos e a discussão de artigos de revistas científicas selecionados pela organização. “Quinzenalmente abordamos um tema selecionado, e quinzenalmente temos nosso clube de revista quando discutimos artigos científicos de periódicos de nossa área em uma sessão também aberta aos interessados”, explicou Maurício Tostes, chefe do serviço de psiquiatria do HUCCF e coordenador do Centro de Estudos.

Apesar de ser organizado pelo serviço de psiquiatria, o Centro de Estudos não se destina apenas a psiquiatras. “Um de nossos objetivos é que os temas de nosso Centro de Estudos abordem, periodicamente, questões que interessem a colegas de outros serviços”, afirmou Maurício. Segundo o coordenador, há maior participação justamente nos temas mais gerais, como Comunicação de Más Notícias, Abordagem do Paciente Terminal e Eutanásia.

Seguindo a programação quinzenal, na próxima semana, 6 de maio, será feito o Clube da Revista. Durante essa sessão, artigos de publicações científicas serão discutidos pelos participantes. Por enquanto ainda não há previsão de tema para a reunião do dia 13 de maio. Segundo o psiquiatra, estão previstas apresentações ainda sem data definida sobre Relação Médico-Paciente, Transtorno do Pânico, Humanização em Hospital Geral, Conflitos na Relação Médico-Paciente, Adesão a Tratamentos, Transtornos Alimentares, Transtorno de Estresse Pós-Traumático, Erros Médicos, entre outros.

As reuniões do Centro de Estudo são direcionadas a qualquer interessado, sem necessidade de inscrição prévia. Elas acontecem toda quarta-feira, na sala 9E34, no 9º andar do Hospital Universitário, às 11h30, no caso dos Clubes de Revista, ou às 10h30, para sessões de estudo. Mais informações sobre a programação através do e-mail mtostes@uol.com.br.