• Edição 170
  • 07 de maio de 2009

Teses

Nova metodologia para proteção direta e seletiva de polióis


Cília Monteiro

No dia 14 de maio o aluno de mestrado Angelo Amaro Theodoro da Silva defende sua dissertação “Proteção Múltipla Direta e Seletiva de Polióis Via um Processo Dinâmico de Ativação de Grupos Hidroxila. Resolução Cinética de Inositóis Racêmicos Via Lípases”. O mestrando é aluno do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN) da UFRJ. A defesa acontece às 9h, no auditório Paulo da Silva Lacaz, subsolo do bloco H do Centro de Ciências da Saúde (CCS). O orientador do trabalho é o professor Alessandro Bolis Costa Simas.

De acordo com o mestrando, existem na natureza diversas substâncias de grande importância biológica e química. Elas possuem em suas estruturas duas hidroxilas ou mais, os polióis. A necessidade de funcionalização seletiva e manipulação química dessas substâncias estimula a busca por metodologias mais eficientes, que cumpram com essa finalidade.

Na dissertação de Angelo, foi desenvolvida uma nova metodologia para a proteção direta e seletiva de múltiplos grupos hidroxila de polióis, via seus monoestanilenos (derivados). Assim, foi possível introduzir regiosseletivamente, em uma única etapa e de forma controlada, dois ou mais grupos de proteção (O-benzilações) na estrutura de polióis com arcabouços bastante diversificados: glicerol, derivados do myo-inositol e do D-manitol, glicopiranosídeos.

Segundo o mestrando, estas transformações puderam ser efetuadas com o uso de apenas ~ 1,0 equiv. mol. do reagente Bu2SnO. Além disso, uma versão catalítica (16% de Bu2SnO) dessa reação foi realizada com um tetrol derivado do D-manitol, obtendo-se um produto de di-O-alquilação direta. A partir desses resultados, a racionalização mecanística da dinâmica das espécies organoestanho mediadoras das reações foi proposta.

As descobertas acerca da importância do Ins(1,4,5)P3 na sinalização celular estimularam a síntese de análogos de myo-inositol enantiopuros. Então, foram investigados protocolos inéditos para a resolução cinética enzimática, via lipases de derivados racêmicos do myo-inositol, parcialmente protegidos.

Em um experimento bem-sucedido, o produto de acilação enzimática (lipase B de Candida antarctica) foi formado em alta pureza óptica (ee>90%) e bom rendimento químico. A determinação estrutural desse produto compreendeu estudos de ressonância magnética nuclear comparativos e polarimetria, sendo estabelecido um protocolo para análise direta desta substância por CLAE (fase estacionária quiral) com vistas à determinação do ee.