• Edição 176
  • 18 de junho de 2009

Por uma boa causa

O Amendoim pode influenciar no desempenho sexual?

Igor Costa

Dando continuidade ao tema, o Por uma Boa Causa desta semana escolheu o amendoim como foco. Uma das maiores fontes vegetais de proteína, possui em sua composição grande quantidade de vitaminas . Além disso, a semente sempre carregou consigo a fama de ser capaz de ajudar homens com problemas de ereção. Para averiguar essa possível qualidade, o Olhar Vital procurou Nara Limeira, nutricionista do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF).

De acordo com Nara Limeira, o amendoim é rico em vitaminas do complexo B e em um aminoácido chamado arginina. “Essas substâncias melhoram a circulação do organismo como um todo, inclusive dos órgãos sexuais”, diz. Porém, não há nenhuma comprovação científica de que o amendoim aja especificamente sobre os órgãos sexuais.

Apesar de não se comprovar o caráter afrodisíaco do amendoim, estudos científicos confirmam que o consumo de apenas 30 gramas por dia pode gerar alguns benefícios para o corpo humano. “O que é apontado em estudos é que o amendoim tem em sua composição a gordura monoinsaturada que diminui o colesterol LDL (nocivo para a saúde), e uma substância chamada resveratrol, que age como antioxidante. Essas substâncias acabam diminuindo o risco de doenças cardiovasculares”, comentou a nutricionista.

Embora ofereça vários benefícios para a saúde, é preciso ter alguns cuidados com a procedência do amendoim. De acordo com Nara, o consumo de amendoim contaminado por determinado tipo de fungo pode causar problemas. “Caso seja conservado em locais úmidos e com pouca luz, pode ser que ele desenvolva um bolor chamado aspergillus flavus, que produz uma toxina chamada aflotoxina, que causa intoxicações neurológicas, podendo levar a pessoa ao coma”, explicou a nutricionista.

Nara deu algumas dicas de como evitar o consumo de amendoim contaminado. “O recomendado é que se adquira o produto industrializado ou que ele seja comprado em um lugar que tenha bastante procura, para que não fique muito tempo armazenado”, explicou.

A nutricionista comentou ainda que o amendoim em si não oferece risco para a saúde dos hipertensos. “Como geralmente ele é ingerido com sal, poderia aumentar a pressão arterial. Mas se for consumido sem ser salgado, não oferece esse risco”, explicou.