• Edição 176
  • 18 de junho de 2009

Teses

Estudo investiga concentração urinária


Thiago Etchatz

Carolina Barbosa, aluna do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da UFRJ, defende na próxima sexta-feira, dia 19, sua tese de mestrado “Modulação do canal de cloreto CFTR em células de túbulo distal renal pela arginina vasopressina e pelo choque hiperosmótico”, sob orientação do professor do IBCCF Marcelo Marcos Morales. A defesa acontece às 10h na sala G1-022 do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Cidade Universitária.

O objetivo do estudo de Carolina se baseou na verificação de que os fatores responsáveis pelo processo de concentração urinária estão associados à modulação dos canais de cloreto CFTR nos rins, tendo em vista fatores como os hormônios argenina vasopressina (AVP) e a hipertonicidade extracelular em células MDCK.

Segundo a mestranda, pacientes com mutações no gene que codifica o canal de cloreto CFTR apresentam o quadro conhecido como fibrose cística sem apresentarem disfunções renais relevantes. Entretanto, possuem capacidade reduzida de concentração urinária.

Para a investigação, Carolina Barbosa fez experimentos com rins caninos. De acordo com a análise estatística a partir do método ANOVA univariante, após teste de Newman-Keuls, a pesquisa sugere que os hormônios AVP e o choque hiperosmótico podem estimular a expressão dos canais de cloreto CFTR. Deste modo, há indícios da relação entre a modulação dos canais CFTR nos rins e a concentração urinária.