• Edição 185
  • 20 de agosto de 2009

Notícias da Semana

Escola de Enfermagem oferece aula inaugural para calouros

Amanda Salles


Com o início de mais um período letivo, começou esta semana mais uma recepção aos calouros da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN). A aula inaugural aconteceu nessa terça-feira (18/8), no auditório Rodolpho Paulo Rocco, na UFRJ, com uma grande palestra e a presença de grandes nomes da faculdade e da Enfermagem no Rio.

Estavam presentes à mesa, Regina Célia Gollner Zeitoune, vice-diretora da EEAN, Neide Aparecida Titonelli Alvim, professora e doutora da Escola, Antonio Gomes Brandão, coordenador do curso de graduação de Enfermagem, Rachel Ferreira Savary Figueiro, professora e doutora da EEAN, Lucia de Fátima, coordenadora de Extensão da EEAN, Lucia Helena Lourenço e Márcia de Assunção Ferreira, professoras da Escola, e a aluna Camila do Nascimento.

Diante de muitos calouros, veteranos, pós-graduandos e formandos, a aula inaugural foi iniciada com todos de pé, cantando o Hino Nacional. Logo depois, todos presenciaram a “cerimônia da lâmpada” – ritual praticado pelos profissionais de Enfermagem –, acesa por Ivanise Arouche, palestrante e coordenadora dos Centros de Acolhimento H1N1 da Secretaria Estadual de Saúde, e sua filha Ana Carolina Arouche, ex-aluna da EEAN.

Regina Célia e todos os outros presentes à mesa parabenizaram os calouros de graduação e de pós-graduação por terem conquistado a vaga na UFRJ: “Sintam-se orgulhosos de serem alunos desta universidade e da Escola de Enfermagem Anna Nery. De agora em diante, vocês também são responsáveis por manter o padrão deste curso”, disse Regina Zeitoune. Como parte dos alunos que irão se formar ao final deste semestre estava presente, para eles a mensagem foi de motivação e coragem para enfrentar os novos rumos que virão.

Com o fim dos agradecimentos e mensagens de motivação, os alunos puderam assistir à palestra “Protocolos Assistenciais de Enfermagem”, ministrada por Ivanise Arouche, que expôs os desafios da Enfermagem para o tratamento dos pacientes com a nova gripe.