• Edição 187
  • 03 de setembro de 2009

Microscópio

XV Semana de Microbiologia

Geralda Alves

Alunos da graduação do curso de Ciências Biológicas da UFRJ promovem a Semana de Microbiologia. Em sua décima quinta edição, os organizadores esperam alcançar o mesmo êxito que a do ano passado, que recebeu 400 participantes. “Estamos esperando para este ano no mínimo 500 inscritos. Vamos oferecer cursos de Microbiologia Médica, Geral, Imunologia e Virologia para alunos e professores do ensino médio“, explica Agnes Figueiredo, diretora do Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes (IMPPG).

Ela fala com entusiasmo da equipe organizadora do evento: “Nossos alunos organizam a Semana com uma capacidade surpreendente. Eles já vêm com a programação extremamente interessante, nós apenas damos um pequeno ajuste”.

Uma das conferências deste ano será sobre a Antártica, abordada pelo professor Alexandre Rosado, do Instituto de Microbiologia, que vai expor suas descobertas sobre a comunidade bacteriana daquele local. Para a sessão de abertura está sendo esperada a pesquisadora Vanessa Sperandio, da Universidade do Texas. Uma das primeiras pesquisadoras a descobrir a “sinalização entre reinos”, em que alguns homônios humanos podem funcionar como sinal químico para a bactéria, fazendo com que ele (o hormônio) modifique a patogênese da doença.

A Semana de Microbiologia engloba diferentes aspectos também na parte industrial, que vai tratar de temas como Microbiololgia Industrial, de Alimentos, Imunologia, Virologia, entre outros. Agnes diz que a Semana ajuda a integrar os estudantes da graduação com os da pós-graduação, diminuindo a evasão. “Os alunos participam, a partir do segundo período, de pesquisa em laboratório. Todos apresentam pôsteres na Semana de Microbiologia e muitos já publicaram até papéis em revistas especializadas.”

O curso, segundo a diretora, é diferenciado dos demais, seus alunos saem preparados para o mercado de trabalho. “Eles sabem lidar com atividade normal e sabem também resolver qualquer tipo de problema que lhes aparecer, mesmo na indústria”, fala Agnes, entusiasmada.

A Semana acontece no período de 21 a 25 de setembro e cumpre um calendário de palestras e minicursos, entre eles, Enzimas e suas Aplicações Industriais, Alimentos Funcionais e Bioinformática.

Inscrições e informações no site www.semanamicroeimuno.com.br.