• Edição 191
  • 01 de outubro de 2009

Notícias da Semana

XIII Biosemana UFRJ

Tássia Veríssimo

O Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de janeiro em parceria com o Centro Acadêmico de Biologia organizam a XIII Biosemana UFRJ. O evento começou dia 28 de setembro e termina amanhã, 02 de outubro. As atividades estão concentradas no Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Cidade Universitária.

A abertura contou com a presença de Diana Maul de Carvalho, professora da Faculdade de Medicina da UFRJ e coordenadora de extensão do Centro de Ciências da Saúde e de Maria Fernanda Santos Quintela da Costa Nunes, professora da Faculdade de Biologia da UFRJ e diretora do Instituto de Biologia.

A professora Diana, representando o decano do CCS, professor Almir Fraga Valladares, abriu as palestras com uma breve exposição sobre a trajetória da extensão na UFRJ.

“A extensão na UFRJ tem uma história que começa a uns trinta anos a partir do que era a pró-reitoria de desenvolvimento e surge com o propósito de lidar com a demanda por assistência médica e ambiental da região da Ilha do Governador, área que receberia o Centro de Ciências da Saúde”, iniciou Diana.

A professora explicou que a Coordenação de Extensão passou por um momento de quase inexistência até que, a partir de aproximadamente três anos, voltou a ter importância e passou a implementar projetos, como o Programa Saúde e Educação para Cidadania que busca um trabalho em conjunto com professores do ensino fundamental e médio.

Diana lembrou ainda que além deste programa, a Coordenação de Extensão do CCS conta atualmente com projetos em doze áreas, além de ter conseguido implementar uma câmara de extensão com representantes de todas as unidades do CCS e atualmente ser a responsável pelo programa de memória do Centro, cujo objetivo é organizar, recuperar e conservar a história da antiga Faculdade de Medicina, que originou o atual Centro de Ciências da Saúde.

Para a coordenadora é necessário que a extensão seja vista como uma atividade acadêmica séria e importante e que não haja mais separação entre projetos de pesquisa e projetos de extensão fazendo com que eles trabalhem de forma integrada.

A professora Maria Fernanda Santos encerrou a mesa de abertura falando um pouco mais sobre a Semana de Biologia, sua importância e sua programação. A décima terceira edição do evento conta com minicursos, vídeos-debate, mesas redondas, palestras e oficinas sobre ciência, educação, sociedade e política.