• Edição 191
  • 01 de outubro de 2009

Agenda

3 de outubro

Torneio Estudantil de Ginástica Artística e Rítmica


O II Torneio Estudantil de Ginástica Artística e Rítmica do Estado do Rio de Janeiro acontece no dia 3 de outubro, às 8h, na Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ. O evento é promovido pela Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro (FGERJ). Alunos iniciantes, matriculados em qualquer rede de ensino pública ou privada, vilas olímpicas, clubes escolares ou projetos sociais, podem participar do torneio.

A premiação inclui medalhas de participação, brindes para os primeiros inscritos e troféu para as entidades. As vagas são limitadas. Mais informações pelo site www.ginasticario.com.br. A EEFD está localizada na Avenida Carlos Chagas Filho, S/N, Cidade Universitária.



3 de outubro

Memória é o tema do Ciência em Foco de Outubro

No dia 3 de outubro, ás 16 h, a Casa de Ciência da UFRJ exibe o filme "Cidade das sombras" (Dark City - Austrália/E.U.A., 1998), seguido pela palestra “Lembranças e Memórias: o que nos faz humanos”, ministrada pelo pesquisador Fernando Vidal, do Instituto Max Planck da História da Ciência, em Berlim.

Parte do projeto “Ciência em foco”, a palestra irá discutir como a neurobiologia contemporânea vêm pensando a memória e o cérebro humano. O filme “Cidade das sombras”, do diretor Alex Proyas, fala sobre uma raça em processo de extinção, os Estrangeiros, que implanta novas memórias em habitantes de uma cidade e reconstrói o espaço urbano. Sua última chance de sobrevivência é se tornarem humanos. Para descobrir a essência da humanidade, os Estrangeiros manipulam lembranças individuais.

O Ciência em Foco acontece todo primeiro sábado do mês e busca estimular a produção e a circulação de novas idéias a partir da exibição de filmes e de debates com professores e pesquisadores. A Casa de Ciência da UFRJ fica na rua Lauro Muller, n 3, Botafogo, próximo ao shopping Rio Sul.



5 a 7 de outubro

Jornada de Clínica Médica no Hospital Universitário

O Departamento de Clínica Médica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ promove a Jornada de Clínica Médica, que acontece de 5 a 7 de outubro. O evento traz como tema “Exames Complementares” e é destinado a médicos, residentes e alunos.

As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Clínica Médica (9° andar do HUCFF), de segunda a quinta-feira, das 10h às 14h. A Jornada acontece no auditório Alice Rosa, localizado no 12° andar do HUCFF, na avenida Brigadeiro Trompowsky, S/N, Cidade Universitária. Mais informações pelo telefone 2562-2848.



5 a 9 de outubro

UFRJ promove semana surreal

Ocorre entre os dias 5 e 9 de outubro a semana surreal da UFRJ. O evento tem como propósito ser um encontro com diversas manifestações artísticas e culturais e contará com a exibição de filmes, apresentações de teatro, música e dança, além da exposição de artes plásticas e literatura.

A programação da semana Surreal ocorrerá no Alojamento da UFRJ e com isso visa promover a integração entres os moradores e destes com a comunidade universitária.

Alunos da EBA, Direção Teatral e letras estarão envolvidos nas atrações promovidas pela semana. O evento é aberto a todos e se divide em diversos horários.

Inscrições para exposições e intervenções artísticas devem ser feitas através do e-mail fiocultural@gmail.com





6 de outubro

Quando a bexiga não consegue se esvaziar

Na terça-feira, 6 de outubro, às 11h, Glaura Nysia de Oliveira Cruz, pediatra do Hospita Municipal Jesus, ministra a palestra “Bexiga neurogência”, quadro no qual o órgão não consegue se esvaziar a não ser pelo uso de sondas e pode ser ocasionado pelo diabetes mellitus.

O evento faz parte da série “Temas em Pediatria” promovida pelo Centro de Estudos Professor José Martinho da Rocha, do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ). Aberta ao público, a apresentação ocorre no Anfiteatro Nobre do IPPMG, Cidade Universitária.



8 de outubro

II Seminário de Qualificação do Trabalhador Fonoaudiólogo

Na quinta-feira, 8 de outubro, o Centro de Estudos do Sindicato dos Fonoaudiólogos do Estado do Rio de Janeiro (SINFERJ) promove o II Seminário de Qualificação do Trabalhador Fonoaudiólogo. O evento acontece das 9h30 às 17h no auditório do Instituto de Neurologia Deolindo de Couto da UFRJ na Avenida Vensceslau Brás, 95, Campus Praia Vermelha.

Às 10h ocorre a primeira mesa de debate “Fonoaudiologia e a integração Saúde e Educação”, com a participação do Deputado Estadual Comte. Bittencourt, presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) e do Vereador Reimont, presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Já às 13h30, a segunda mesa, “Fonoaudiologia nas Políticas Públicas”, discute a precarização das relações de trabalho e a inserção da fonoaudiologia nos serviços básicos de Saúde.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail sinferj@yahoo.com.br ou telefone (21) 2524-5067, de segunda a sexta-feira das 11h às 17h.



8 de outubro

Adoção: os medos, o afeto e a lei

Na quinta-feira, 8 de outubro, às 11h, Eliana Alves, advogada e José Eduardo Saraiva, psicólogo da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca da Capital-RJ, ministram a palestra “Adoção: os modos, o afeto e a lei”. O evento faz parte do ciclo de palestras “As quatro estações”, promovido pelo Centro de Estudos Professor José Martinho da Rocha do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ).

A apresentação, aberta ao público, ocorre no Anfiteatro Nobre do IPPMG, Cidade Universitária.



8 e 9 de outubro

Encontro Saúde e Educação Para a Cidadania


O encontro Saúde e Educação para a Cidadania 2009 acontece nos dias 8 e 9 de outubro e, nesta edição, traz o tema "Divulgação Científica e Popularização da Ciência". O evento é promovido pela Decania do Centro de Ciências da Saúde (CCS), através da Coordenadoria de Extensão.

O evento acontece a partir das 8h30 no auditório Rodolpho Paulo Rocco, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ, localizado na avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária. Mais informações pelo telefone 2562-6704 ou através da página:www.ccs.ufrj.br .





8 e 9 de outubro

Seminário sobre formação de preceptores na área de saúde


Estão abertas as inscrições para o seminário “Formação pedagógica de preceptores na área de saúde”, que acontece nos dias 8 e 9 de outubro, promovido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) da UFRJ. As atividades ocorrem das 9 às 17h e conta com mesas redondas.

No dia 8 os temas abordados são “As identidades do preceptor: assistência, ensino, orientação” e “Formação pedagógica de preceptores dos estudantes da área de saúde”. Já no dia 9, os assuntos são “Processo de trabalho e gestão institucional em saúde: o lugar da preceptoria” e “O trabalho no campo da saúde”.

O seminário acontece na Casa da Ciência, localizada na Rua Lauro Müller, 3, Botafogo. Mais informações e inscrições através dos telefones: 2562-6355 ou 2562-6356.