• Edição 191
  • 01 de outubro de 2009

Saúde em Foco

Bebê deve dormir de barriga para cima

A posição pode reduzir em até 70% o risco de morte súbita por sufocamento no berço

O Dia-Online - Rio

Bebês devem dormir de barriga para cima para evitar a morte súbita, uma das principais causas de óbito de crianças com até um ano, segundo recomendação oficial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), publicada recentemente. A recomendação da sociedade foi baseada em vários estudos clínicos internacionais que mostraram que colocar o bebê para dormir de barriga para cima pode reduzir em até 70% o risco de morte súbita.

“Bebês saudáveis devem dormir com a barriga para cima, com exceção dos que têm refluxo grave. Mas nesse caso o pediatra deve orientar os pais”, afirma a presidente da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio, Fátima Coutinho.

Praticamente todos os países desenvolvidos adotam essa posição para evitar mortes súbitas de bebês. Segundo a pediatra, outros cuidados também são importantes. “O ideal é que a cabeceira do berço fique um pouco mais alta para diminuir o risco de refluxo e aspiração”, ensina, acrescentando que deve-se evitar bichos de pelúcia e outros brinquedinhos no berço.

Lençóis e cobertores também não são indicados. “Eles aumentam o risco de sufocamento. O bebê pode se enrolar”, explica Fátima. Para ajudar a divulgar a posição correta do sono, a Pastoral da Criança lançou campanha que tem como tema “Dormir de Barriga para Cima é mais Seguro”.

Link original: Clique aqui