• Edição 192
  • 08 de outubro de 2009

Cidade Universitária

UFRJ aumenta o número de ônibus no período noturno

Tássia Veríssimo

A Universidade Federal do Rio de Janeiro oferece transporte coletivo gratuito a todos os integrantes da comunidade acadêmica e demais usuários de serviços oferecidos pela instituição. As linhas, planejadas e fiscalizadas pela Prefeitura Universitária, são distribuídas em dois tipos: interna (circula dentro da Cidade Universitária) e externa (partindo da Cidade Universitária para as demais unidades da UFRJ). Todas as linhas de circulação interna possuem parada de ônibus localizada na Passarela da Linha Vermelha, próximo ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – HUCFF, por ser o principal ponto de integração com as linhas de ônibus municipais e intermunicipais, e de transporte alternativo que passam pelo local.

Os ônibus transportam passageiros dentro do campus da Cidade Universitária durante 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados, permitindo o acesso a todas as unidades de ensino, pesquisa, hospitalares, administrativas e de serviços, e demais locais com atividades instaladas no local, incluindo o Alojamento dos Estudantes e a Vila Residencial.

Visando facilitar o deslocamento pelo campus da UFRJ no período noturno, a prefeitura da Cidade Universitária aumentou, desde quarta-feira (07/10), a frequência dos ônibus de circulação interna que têm como destino o Alojamento e a Vila Residencial. Segundo Marco Antônio Paiva, responsável pelo contato da Divisão de Tráfego Urbano (DITRAF) da UFRJ, as linhas Vila residencial/Alojamento passam a ter intervalos de saída de 15 minutos no período das 19 às 23 horas. Anteriormente o intervalo de saída era de 30 minutos.

Marco explica que o aumento na frequência de ônibus dentro do campus foi possível através da renegociação do contrato entre a Prefeitura Universitária e a empresa Viação Normandy do Triângulo Ltda., responsável pelos ônibus internos. A medida pretende garantir maior conforto e segurança no deslocamento, além de tentar suprir a demanda por transporte, tendo em vista o aumento do número de cursos na UFRJ.