• Edição 194
  • 22 de outubro de 2009

Por uma boa causa

Psoríase: é possível controlar

Tássia Veríssimo

O Por uma boa causa deste mês coloca em pauta algumas doenças dermatológicas. Esta semana vamos abordar a psoríase. Para esclarecer o assunto convidamos o dermatologista David Rubem Azulay, professor da Faculdade da Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Segundo ele, a psoríase é uma doença inflamatória e crônica que acomete principalmente a pele, mas que também pode atingir, com menos frequência, as articulações. É uma doença que se manifesta em cerca de 2% da população mundial e costuma aparecer a partir dos 30 anos.

“A doença se manifesta através de lesões cutâneas características, chamadas de eritemato descamativas (avermelhadas e com escamas bem delimitadas.). Essas lesões costumam se apresentar em locais característicos, como cotovelos, joelhos e couro cabeludo”, afirma o dermatologista. E acrescenta: “Por ser uma doença de desencadeamento genético, ela não se caracteriza como contagiosa”.

Em relação às causas, Azulay explica que “é uma doença de componente genético, mas pode haver fatores desencadeantes como infecções, uso de determinados tipos de medicamentos e estresse”. O diagnóstico da psoríase é geralmente clínico, mas pode ser confirmado por uma biópsia, que revelará um quadro bem característico.

O tratamento vai depender do quadro clínico apresentado, podendo variar desde a simples aplicação de medicações tópicas nos casos mais brandos até tratamentos mais complexos, com administração de medicamentos sistêmicos, para os casos mais graves.

A psoríase, por ser uma doença crônica, não possui uma forma de ser curada definitivamente, porém é possível conseguir –controlá-la. “Por ser uma doença de aspecto genético, não existe uma forma eficaz de prevenção. No caso do desencadeamento por uso de um medicamento, o que costuma ser pouco frequente, é suspenso o seu uso”, informa David Azulay.

Sendo uma doença que ataca a pele, a psoríase tende a causar danos emocionais aos pacientes, já que eles acabam se sentindo envergonhados por causa das manchas na pele. É importante lembrar que a psoríase é uma doença controlável e que a partir da adoção do tratamento correto as manchas desaparecem e a pessoa volta a ficar com a pele em seu aspecto normal. O mais importante, em caso de suspeita da doença, é procurar ajuda médica.

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) possui em seu ambulatório de dermatologia uma área especializada em atender pacientes com psoríase. O HUCFF fica localizado no campus da UFRJ, na rua Rodolpho Paulo Roco, 255, Cidade Universitária. É importante lembrar que os pacientes que serão atendidos pela primeira vez necessitam agendar consulta junto à Secretaria Municipal de Saúde, através dos Postos de Saúde, para passar pelo setor de triagem do hospital. Para mais informações, o telefone do ambulatório de dermatologia do HUCFF é 2562-2580.