• Edição 195
  • 29 de outubro de 2009

Agenda

Hospital Universitário precisa de sangue

O Serviço de Hemoterapia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ necessita com urgência de doadores de sangue. Os interessados em doar devem procurar o serviço, no 3º andar do HUCFF, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30.

O sangue coletado será testado para vírus de Hepatite B e C, Doença de Chagas, Sífilis e Aids. Os resultados podem ser retirados trinta dias após a doação. Podem doar homens e mulheres saudáveis entre 18 e 65 anos de idade e com peso acima de 50 quilos. Doadores homens podem voltar a doar em 60 dias, e mulheres, em 90. Não podem doar usuários de drogas ilícitas, além de pessoas expostas a doenças como Aids, hepatites ou outras, transmissíveis através de contato sexual.

O HUCFF está localizado na rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária. Mais informações pelo telefone 2562-2706.




30 de outubro

As vantagens da leitura dinâmica

O curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ e o Instituto de Otimização da Mente (IOM) oferecem a palestra “Leitura dinâmica, acima de tudo, um instrumento de qualidade de vida” na próxima sexta-feira, 30 de outubro. A apresentação é ministrada pelo diretor e idealizador do IOM, professor Juarez Ângelo Lopes, considerado pioneiro e o único notório especialista em leitura dinâmica no Brasil.

O evento objetiva comprovar a viabilidade da leitura dinâmica, apresentando a metodologia e exemplos de casos de sucesso. Lopes também mostrará como o cérebro consegue armazenar tanta informação e como as técnicas de memorização e estudo podem melhorar a vida das pessoas.

A palestra acontece das 10h às 12h, no Anfiteatro do Instituto de Neurologia Deolindo Couto, no campus da Praia Vermelha. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail tecnovoz@gmail.com.

O Instituto se localiza na Avenida Venceslau Brás, 95, Botafogo. Mais informações pelos telefones (21) 3022-6028 e 9768-1201.



3 e 5 de novembro

Debates com os candidatos à Direção-Geral do Hospital Universitário


Tendo em vista a eleição para a Direção-Geral do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) nos dias 10, 11 e 12 de novembro, os candidatos Alexandre Pinto Cardoso, atual diretor, e José Marcus Raso Eulálio, vice-diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ, participam de debates com a comunidade do HUCFF.

Na terça-feira, 3 de novembro, das 10h às 12h, acontece o debate para os funcionários técnico-administrativos na sala 4E44, no 4º do HUCFF. Na quinta-feira, 5 de novembro, no mesmo horário e local, ocorre o debate com o corpo social do hospital.





3 a 6 de novembro

Semana França-Brasil de alcoologia

Entre os dias 3 e 6 de novembro o Hospital-Escola São Francisco de Assis (HESFA/UFRJ) e a Sociedade Brasileira de Alcoologia promovem a Semana França-Brasil de Alcoologia. Na terça-feira, dia 3, das 10h às 13h, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro ocorre a cerimônia de abertura do evento e será apresentado o Projeto de Lei “Semana de Alcoologia”.

Na quarta-feira, dia 4, das 9h às 13h, no auditório São Francisco de Assis, no HESFA, a semana tem sequência com a comemoração dos 15 anos do Centro de Ensino, Pesquisa e Referência de Alcoologia e Adictologia (CEPRAL) da UFRJ. Serão realizadas a assinatura do Acordo de Cooperação Acadêmica Técnico-Científica da UFRJ e a Universidade de Nancy (França), além de palestras e apresentação de trabalhos.

O alcoolismo na perspectiva de saúde pública é o tema da quinta-feira, dia 5, das 9h às 13h, que contará com palestras ainda no auditório São Francisco de Assis. Por fim, na sexta-feira, dia 6, das 8h às 18h, a semana termina com debates e conferências no auditório da Associação Comercial do Rio de Janeiro.

O HESFA se localiza na Rua Afonso Cavalcante, 20, Cidade Nova. Confira a programação no site www.sbalcoologia.org.br. Mais informações através dos telefones (21) 3184-4419 e 3184-4407 ou pelo e-mail cepral@hesfa.ufrj.br.





3 a 9 de novembro

Inscrições para mestrado em Educação em Ciências da Saúde


Entre os dias 3 e 9 de novembro ocorrem as inscrições para o Processo Seletivo 2010 do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) da UFRJ.

Os candidatos devem entregar a documentação necessária, das 9h às 16h30, na Secretaria de Pós-graduação do NUTES, localizada na sala 32 do bloco A do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, CEP: 21941-902, Rio de Janeiro, RJ. Também serão aceitas as entregas encaminhadas pelos Correios, via Sedex, com postagem até o dia 9 de novembro.

São oferecidas 20 vagas e o curso se inicia em março de 2010. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.nutes.ufrj.br. Mais informações pelos telefones (21) 2562-6345 e 2562-6348.



4 de novembro

Palestra sobre manifestações dermatológicas

Acontece na quarta-feira, 4 de novembro, às 11h, a próxima sessão do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ). A doutora Beatriz Moritz Trope, do Serviço de Dermatologia do HUCFF, ministra a palestra “Manifestações Dermatológicas – Parte II”.

O evento, voltado para os profissionais do HUCFF, ocorre na sala 5C03, localizada no 5º andar do hospital universitário, na Cidade Universitária. Mais informações pelo telefone 2562-2526.




4 de novembro

Inauguração de novas instalações na emergência do Instituto de Pediatria


Na quarta-feira, 4 de novembro, às 11h, acontece a cerimônia de inauguração das novas instalações do Setor de Emergência César Corrêa Bevilacqua, da Central de Acolhimento do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ). Também será inaugurado o Núcleo Transdisciplinar de Investigação em Saúde da Criança e do Adolescente.

O evento será realizado no Salão Nobre do IPPMG, localizado na Rua Bruno Lobo, 50, na Cidade Universitária.



4 a 6 de novembro

Biologia de vibriões em congresso na UFRJ


O 3º Congresso Internacional sobre Biologia de Vibriões (Vibrio 2009) terá como objetivo principal a discussão interdisciplinar sobre os conhecimentos e as oportunidades de pesquisa para o futuro do estudo de vibriões. O evento será realizado entre os dias 4 e 6 de novembro no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

Organizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), UFRJ, Universidade de São Paulo (USP) e Instituto Pasteur, da França, o Congresso tratará de temas como pangenoma e biologia de genomas, especiação, simbiose e interação microrganismo-hospedeiro, mudanças climáticas globais e a dinâmica da cólera, transferência lateral de genes e patógenos humanos e animais.

Ainda serão apresentados estudos sobre biodiversidade, genética, doenças e ecologia por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Em 2007, o evento reuniu 280 pesquisadores e estudantes de 32 países no Instituto Pasteur.

O Congresso será sediado no Salão Pedro Calmon, das 8h às 18h, no campus da Praia Vermelha, na Avenida Pasteur, 250, Botafogo. Mais informações no site http://b200.nce.ufrj.br/pggen/Vibrio2009.htm.




4 a 6 de novembro

IV Encontro de ONGs e VIII Encontro de Pacientes do Hospital Universitário


Entre os dias 4 e 6 de novembro acontecem o “IV Encontro de ONGs” e o “VIII Encontro de Pacientes do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho” no HUCFF, com o tema “Da formação ao Atendimento – Espaços de Participação do Usuário”. Os eventos são promovidos pela Comissão de Direitos do Paciente do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.

No dia 4, às 10h, exposições, orientações e outras atividades serão realizadas durante o “IV Encontro de ONGs” na entrada da Triagem, com participação das organizações não governamentais: Associação de Apoio à Mulher Portadora de Neoplasia do Rio de Janeiro (AAMN), Associação dos Amigos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais (AAPODII), Grupo de Resgate à Autoestima e Cidadania do Obeso (GRACO), Espaço Diabetes, Amigos do Transplante.

Nos dias 5 e 6 ocorre o “VIII Encontro de Pacientes do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho”, que conta com palestras e mesas de discussão realizadas no auditório Alice Rosa, localizado no 12º andar do HUCFF.

O hospital universitário se localiza na Rua Rodolpho Paulo Rocco, 255, na Cidade Universitária. Mais informações pelo telefone (21) 2562-2188 e e-mail cdp@hucff.ufrj.br.