• Edição 196
  • 5 de novembro de 2009

Cidade Universitária

I passeio ciclístico da Cidade Universitária

Tássia Veríssimo

Em 2007 a ONU declarou o dia 2 de outubro, aniversário de Gandhi, como o Dia Internacional da Não-Violência; desde então, por todo o mundo, voluntários pacifistas vêm se reunindo nessa data, sob diversas bandeiras, num claro sinal antibelicista e antinuclear.

No último dia 2 de outubro, em mais de 130 cidades do mundo, diversas organizações se reuniram para o lançamento de uma campanha intitulada “Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência”, que tem como objetivo criar uma consciência mundial para a importância de se superar a violência em todas as suas formas. A marcha, que terminará em 2 de janeiro de 2010, aos pés do monte Acongágua, chega ao Rio de Janeiro em 19 de dezembro.

As propostas defendidas pela marcha se concentram em torno de 5 eixos: o desarmamento nuclear em nível mundial, a retirada imediata das tropas invasoras dos territórios ocupados, a redução progressiva e proporcional do armamento convencional, a assinatura de tratados de não-agressão entre países e a renúncia dos governos a utilizar as guerras como meio para resolver conflitos.

Em apoio a essa campanha, a prefeitura da Universidade Federal do Rio de janeiro, em conjunto com a equipe promotora da marcha, realizará, no dia 15 de novembro, uma bicicletada no campus da Cidade Universitária. O passeio começará às 9 horas e o ponto de partida será a praça da prefeitura. A ideia da bicicletada é promover uma atividade que reúna várias pessoas, de todas as idades, para de forma lúdica e consciente difundir os princípios da solidariedade, união e não-violência pregados pelos organizadores da campanha.

Quem se interessar em participar do I Passeio Ciclístico da Cidade Universitária deve enviar um e-mail para passeiociclistico@pu.ufrj.br. É necessário que a mensagem contenha nome completo, e-mail, telefone de contato e idade, para que a inscrição seja efetivada.

Mais informações em relação ao projeto “Marcha pela Paz e Não-Violência” se encontram no site www.marchamundial.org.br.