• Edição 197
  • 12 de novembro de 2009

Cidade Universitária

Motorista Nota 10

Geralda Alves

Termina nesta sexta-feira (13/11) o II Curso de Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional de Motoristas da UFRJ, realizado pela Prefeitura da Cidade Universitária através de um acordo de cooperação firmado com o Detran. O curso, dirigido a motoristas profissionais que atuam dentro do campus, tem o objetivo de diminuir o número de infrações e acidentes de trânsito ocorridos na Cidade Universitária.

Segundo Ivan Carmo, vice-prefeito da Cidade Universitária, a ideia é expandir o projeto e atingir os novos motoristas. A educação para o trânsito na UFRJ começou ano passaso com a campanha “Pé no freio”, através de um convênio assinado entre a UFRJ e o Detran. Este ano o enfoque foi dado aos motoristas que circulam na Cidade Universitária, sejam eles funcionários ou contratados. “Para dar exemplo, nós começamos o curso com os nossos motoristas, depois recebemos motoristas da Petrobras, Cepel e da empresa de ônibus que faz o tráfego interno”, esclarece Hélio de Mattos, prefeito da Cidade Universitária.

A procura foi imensa: no início eram 25 alunos, depois 50 e por último 100. “Foi um retorno muito positivo. Fizemos curso pela manhã e à tarde para atender a todos que nos procuraram”, concluiu o prefeito.

Antônio Damasceno, presidente do Conselho Estadual de Trânsito, elogiou a iniciativa da UFRJ e afirmou que o curso atende mais o interesse do profissional do que da própria instituição. As aulas foram oferecidas em quatro dias e versavam sobre legislação, ética, sinalização, direção defensiva e cidadania.