• Edição 198
  • 19 de novembro de 2009

Agenda

20 e 21 de novembro

Congresso de Pediatria

A Universidade do Grande Rio – Unigranrio realiza nos dias 20 e 21 de novembro o 1° Congresso de Pediatria e o 8° Simpósio Brasileiro de Alergia Familiar. O evento ocorre no campus Lapa (Edifício ACM, rua da Lapa, 86, Rio de Janeiro). As inscrições para estudantes, residentes, pediatras e outros especialistas devem ser feitas no site www.rmoraisconsultoria.com.




21 de novembro

Instituto de Microbiologia promove curso sobre grandes epidemias



O Centro de Extensão em Microbiologia (CEM) do Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes (IMPPG) da UFRJ promove, no dia 21 de novembro, o curso “A Peste Negra e as Grandes Epidemias da História: Perspectivas para o 3° Milênio”. A coordenação é do professor Fernando Portela Câmara, do próprio instituto.

O curso acontece das 9h às 18h. O endereço do IMPPG é avenida Carlos Chagas Filho, 373, Centro de Ciências da Saúde (CCS), Cidade Universitária. Os interessados devem entrar em contato com o CEM, pelo telefone 2562-6736 ou enviar e-mail para ceem@micro.ufrj.br.




23 de novembro

Antropóloga mexicana debate o parto

Na segunda-feira (23/11), Naoli Vinaver, parteira e antropóloga mexicana, realiza a palestra “A Famosa Dor de Parto: Conceitos, Preconceitos e Alternativas”. O evento acontece no Auditório da Praia do Flamengo, 66 – Térreo, Flamengo.

Informações e inscrições através dos telefones 2558-1475 / 8176-4404, fax: (21) 2556-2455 e e-mail: mterezinhateixeira@gmail.com. Para saber sobre formas de pagamento e regras, acessar www.partonatural.com.br. As vagas são limitadas.




Até 24 de novembro

Exposição Epidemik no Centro Cultural Ação da Cidadania

Fica em cartaz até terça-feira (24/11) a exposição “Epidemik: O Impacto das Epidemias na Sociedade ao Longo dos Séculos”. A produção francesa foi trazida ao Brasil numa parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz e a Sanofi-Aventis, e integra a programação cultural do Ano da França no Brasil.

A exposição ocupa 1.200 metros quadrados e é dividida em dois blocos. O primeiro faz uma retrospectiva histórica das grandes epidemias mundiais, sob o olhar e o testemunho de pessoas de várias partes do mundo, valendo-se de um rico acervo histórico e jornalístico. No segundo, Epidemik revela originalidade e interatividade em um videogame coletivo, montado em um grande tabuleiro eletrônico de 270 metros quadrados, no qual mais de 40 jogadores, simultaneamente, simulam e enfrentam situações de crise epidêmica de forma colaborativa.

A mostra é gratuita e pode ser conferida de terça a domingo, das 8h30 às 19h30, no Centro Cultural da Ação da Cidadania, localizado na avenida Barão de Tefé, 75, Saúde. O agendamento de visitas escolares é feito pelo telefone (21) 3865-2128. Mais informações no site www.epidemik.com.br.




24 a 26 de novembro

Darwin no Museu Nacional

O Museu Nacional promoverá nos dias 24, 25 e 26 de novembro o seminário Darwin: Evolução, Ciência e Sociedade, para formentar a discussão e o debate científico. O evento tem também a pretensão de chamar a atenção de alunos de graduação, pós-graduação, biólogos e professores do ensino fundamental e médio para a importância da teoria da evolução e das realizações de Darwin.

O seminário contará com a realização de palestras e mesas-redondas em busca da articulação entre ciências naturais e humanas, ressaltando não só o impacto das ideias de Darwin na época em que foram produzidas, mas também a perspectiva contemporânea, apontando direções para o futuro do desenvolvimento da ciência e da sociedade.

As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail eventos@mn.ufrj.br ou pelos telefones 2562-6916 e 2562-6906.




25 de novembro

Nova data da palestra sobre relação enfermeiro-paciente

A próxima edição do Centro de Estudos Professora Lúcia Spitz acontece na quarta-feira (25/11) às 10h30. A palestra ”Relação enfermeiro-paciente: como eu abordo os conflitos” será ministrada pelas enfermeiras do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) Mariangélica da Silva, Ester da Silva e Jane Martins.

Voltado para a comunidade do hospital universitário, o evento estava inicialmente marcado para o dia 11 de novembro. Promovida pelo Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica do HUCFF, a palestra ocorre no anfiteatro 9E34, localizado no 9º andar do HUCFF – Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária.




25 de novembro

Como diagnosticar febre de origem indeterminada?

Acontece na quarta-feira (25/11), às 11h, a próxima sessão do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ). O doutor Nelson Gonçalves Pereira, professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFRJ, ministra a palestra “Conduta diagnóstica na febre de origem indeterminada”.

O evento, voltado para a comunidade do HUCFF, ocorre na sala 5C03, localizada no 5º andar do HUCFF — Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária. Mais informações pelo telefone 2562-2526.




26 de novembro

A morte, o luto e a criança

Na quinta-feira (26/11), às 11h, o psicanalista professor da Faculdade de Medicina da UFRJ e presidente da Comissão de Bioética do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), Sérgio Zaidhaft, realiza a palestra “A morte, o luto e a criança”.

O evento faz parte do ciclo de palestras “As quatro estações”, promovido pelo Centro de Estudos Professor José Martinho da Rocha do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ), que busca discutir aspectos psicológicos, médicos ou sociais do desenvolvimento humano.

A apresentação, aberta ao público, ocorre no Anfiteatro Nobre do IPPMG, localizado na rua Bruno Lobo, 50, Cidade Universitária.